Cara… tem alguma coisa profundamente errada quando o erro deixa de ser exceção e começa a parecer parte do sistema.
Olhe para as pesquisas divulgadas às vésperas do primeiro turno de 2026. A urna terminou com Flávio Bolsonaro em 47,03% e Lula em 45,16%. Uma vantagem de 1,87 ponto para Flávio.
Alguns institutos chegaram perto. Veritá e Gerp registraram Flávio na frente por dois pontos. A Futura também captou a liderança. Mas então aparecem os números interessantes.
Quaest dava Lula um ponto à frente. PoderData, dois. AtlasIntel, 2,9. Datafolha, três. Real Time Big Data, cinco. CNT/MDA chegou a apresentar Lula 5,7 pontos à frente.
De novo: a urna mostrou Flávio 1,87 ponto na frente. No caso da CNT/MDA, são mais de sete pontos de diferença entre a vantagem indicada pela pesquisa e a encontrada nas urnas.
E então começa aquele conhecido festival de explicações. Pesquisa é fotografia do momento, existe margem de erro, eleitor muda de opinião, a abstenção interfere, é difícil prever quem realmente vai votar.
Pesquisa eleitoral não é brincadeira. Ela interfere no próprio fenômeno que pretende medir. Por isso incomoda descobrir, depois da eleição, que aqueles números aparentemente tão precisos eram apenas aproximações cercadas de incertezas.
Isso aponta problemas nos próprios modelos.
Quem os institutos conseguem entrevistar? Quem fica de fora? Como ponderam renda, religião, escolaridade e região? Como estimam quem realmente comparecerá às urnas? Quem não atende, quem não responde sinceramente, quem interpreta mal a pergunta?
Sete das dez pesquisas desse levantamento apontavam o contrário do que as urnas mostraram. Isso não prova manipulação, mas deveria provocar uma investigação sobre os métodos.
Talvez o problema não seja apenas os institutos errarem. É o sistema transformar estimativas cheias de incerteza em números com aparência de exatidão. Antes da eleição, esses números são tratados com uma solenidade extraordinária. Uma oscilação de dois pontos vira manchete. Analistas explicam a mudança de humor da população. Campanhas entram em ascensão ou queda, surge voto útil, apoio e dinheiro mudam de direção.
O instituto produz, a imprensa publica, o comentarista interpreta décimos de ponto e o público recebe aquilo como se fosse placar. Quando a urna diverge, reaparece a palavra “incerteza”.
Cara, olhe em volta. Se uma balança pesa errado, é recalibrada. Se um analista financeiro erra sistematicamente, perde credibilidade. Se o padeiro erra no peso do pão, perde clientela. Por que pesquisas eleitorais escapariam desse confronto com o resultado?
Devia existir uma autópsia eleitoral. Depois de cada eleição, cada instituto deveria mostrar onde errou, quais grupos subestimou e o que pretende mudar em sua metodologia.
A urna não precisa servir para perseguir pesquisadores. Mas deveria servir para testar pesquisas.
Sabe por quê? Porque, quando o instrumento entra repetidamente em conflito com a realidade, chega uma hora em que é preciso parar de explicar a realidade e começar a examinar o instrumento.
