Solomon Linda

alt
Solomon Linda

Solomon Popoli Linda (1909 – 1962) foi um cantor e compositor sulafricano de etnia zulu e que escreveu a canção “Mbube”, que depois se transformou em sucesso popular mundial como “The Lion Sleeps Tonight”.

“Primeiro o homem Zulu fez magia. Então o homem branco fez dinheiro. Essa é a história secreta de uma melodia impressionante”. Assim começa o artigo de Rian Malan da Rolling Stone “In The Jungle “(2000).  A melodia: “Mbube”, do músico sul-africano Solomon Linda.

A história de “Mbube” é obscurecida pela exploração cultural. A história começa no estúdio de Eric Gallo em Joanesburgo, onde o migrante músico Zulu, Linda e seu grupo, The Evening Birds, receberam dez shillings por sua canção original. Com seu êxtase, um vocal a cappella e melodia hauting, “Mbube” foi um sucesso instantâneo, vendendo 10 mil cópias nos anos quarenta. Uma década depois de seu lançamento, a gravação encontrou o seu caminho para o músico folk americano Pete Seeger, que se encantou com seu refrão Zulu, que ele entendeu mal e virou o hit pop “Wirmoweh”. Em 1961, George David Weiss, Hugo Peretti, Luigi e Creatore adicionaram arranjos suaves e letras exóticas, que se tornou “The Lion Sleeps Tonight”.

Apesar de ser “endeusado” na África do Sul, onde é considerado como o fundador da música coral Zulu, Linda morreu pobre em 1962, tendo recebido quase nenhum dos royalties gerados pela música (incluindo uma estimativa de 15 milhões de dólares só da sua utilização no filme da Disney “O Rei Leão “).

Foi somente em 2006, sob a ameaça de ação legal, que os editores Alibene Music concordaram com um acordo financeiro com os herdeiros de Linda.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solomon_Linda

http://va.mu/WEDu – A história completa de Solomon Linda

[youtube]cd6lVIJJeE4[/youtube]