Vista geral da Serra da Cantareira
A Serra da Cantareira é uma serra brasileira localizada ao norte da cidade de São Paulo, com 64.800 hectares de área. Abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, separados pela Serra da Pirucaia.
Sua encosta sul pertence ao Parque Estadual da Cantareira, reserva possuidora de 7.916 hectares – o equivalente a 8 mil campos de futebol. Apresenta também normas rígidas de preservação da mata atlântica nativa, portando poucas trilhas.
Já na face norte, em Mairiporã, encontram-se diversos bairros nobres, condomínios de alto padrão e estradas e trilhas destinadas à pratica de Mountain Bike.
Nos séculos XVI e XVII a região era a rota dos tropeiros, comerciantes que se deslocavam por meio de carretas puxadas por muares e cavalos.[5] Estabeleciam o comércio entre a cidade de São Paulo e outras regiões do país, em especial Minas Gerais e Goiás. Esses armazenavam seus estoques de água em jarros chamados cântaros, colocados em prateleiras chamadas de “cantareiras”, razão do nome da serra.
A serra já foi palco de diversos acidentes aéreos emblemáticos. No dia 12 de agosto de 1941, o avião em que estava o engenheiro e político brasileiro, ex-presidente da CBF, o senhor Álvaro Monteiro de Barros Catão se chocou contra a montanha da serra, levando a morte. Já no dia 18 de março de 1977, o avião em que viajava o piloto de F1 José Carlos Pace, um pequeno mono-motor de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes, bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, após decolar do Campo de Marte no início de uma violenta tempestade, tendo Pace morte imediata.
Em 2 de março de 1996, às 23h16m, um avião Learjet 25D de uma empresa de táxi-aéreo, chocou-se contra uma montanha da serra, matando os integrantes do grupo Mamonas Assassinas, que estavam no avião.
Algumas personalidades brasileiras de diversas áreas de atuação moram ou moraram na região como: Ayrton Senna, Gianfrancesco Guarnieri, Hilda Hilst, Maria Adelaide Amaral, Rita Lee, Arnaldo Baptista, Renato Teixeira, Jayme Monjardim, Almir Sater, Vanusa, Antônio Marcos, Elis Regina, Norma Blum, Zé Geraldo e Sérgio Reis.