A gravadora brasileira Som Livre foi fundada em 1969 com a finalidade de desenvolver e comercializar as trilhas sonoras das novelas produzidas pela TV Globo, pertence a SIGLA (Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda). Seu fundador e presidente é o produtor musical João Araújo.
A primeira trilha lançada pela Som Livre foi O Cafona (1971). Em seguida, outras trilhas memoráveis foram produzidas por compositores e cantores brasileiros e lançadas pela gravadora: O Bem Amado (Toquinho e Vinícius de Moraes), O Bofe (Roberto Carlos e Erasmo Carlos); O Primeiro Amor (Antonio Carlos e Jocafi); O Espigão e Corrida do Ouro (Zé Rodrix), Os Ossos do Barão (Paulo Sérgio e Marcos Valle) e O Rebu (Raul Seixas e Paulo Coelho).
Além das trilhas sonoras, a Som Livre expandiu o catálogo com coletâneas, gravações exclusivas de artistas nacionais e estrangeiros e projetos culturais. Vários nomes importantes já fizeram parte do elenco da Som Livre, entre eles, Tim Maia, Rita Lee, Lulu Santos, Barão Vermelho, Cazuza (filho do fundador, João Araújo, e vocalista do Barão Vermelho de 1982 a 85), Luiz Melodia, Gal Costa, Simone, Elis Regina, Fafá de Belém, Moraes Moreira, Djavan, Novos Baianos, Fábio Jr., Agepê, Francis Hime, Xuxa e Kelly Key. A muitos anos ate hoje tem uma parceria com a Igreja Católica que fabrica videos e dvd’s para a mesma. Uma parte fundamental da história musical brasileira está, assim, registrada em gravações da companhia.
A “Som Livre” participa dos projetos lançados pela Banda Calypso desde 2008 com a divulgação e lançamentos dos seus álbuns. Lembrando que a Banda Calypso possui uma gravadora própria, a JC Music.
Atualmente, a Som Livre é uma subsidiária integral da TV Globo e continua fortemente presente no mercado musical desenvolvendo e atuando na produção e venda de CDs, DVDs, ringtones para celular e distribuição eletrônica de música. Com capacidade para cerca de 80 lançamentos por ano, a empresa concentra-se em produtos relacionados com os programas das Organizações Globo (p.ex., trilhas de novelas, GNT Jazz, Good Times 98 e Malhação). Além dos produtos musicais, a Som Livre também comercializa, como licenciada da Globo Marcas, DVDs de programas da TV Globo como TV Pirata e Casseta & Planeta. Xuxa é a artista da companhia que mais faturou na história da gravadora, com mais de 80 milhões de álbuns vendidos.
Em 2008, a gravadora criou o sub-selo Som Livre Apresenta (posteriormente rebatizado de SLAP), com o intuito de lançamentos de novos artistas e projetos inéditos de artistas consagrados, como Little Joy e Companhia Itinerante. Também começou a contratar cantores e grupos da música gospel, como o Diante do Trono, Antônio Cirilo, Davi Sacer , Ludmila Ferber e Jamily . Além disso, criaram o Troféu Promessas, para reconhecer o talento dos artistas que cantam este tipo de música.