
Sonia Bazanta Vides mais conhecida por Totó la Momposina (Talaigua Nuevo, 1948) é uma cantora folclore colombiana, que mistura os ritmos tradicionais dos índios sul-americanos com a música afro-latina.
Totó nasceu numa família de músicos por várias gerações, numa ilha ao norte do país, chamada Santa Cruz de Mompox, de onde lhe vem o apelido. Seu pai era um humilde sapateiro, e sua mãe iniciou-a nos ritmos indígenas.
Formada em História da Arte e da Música pela Sorbonne, começou na França sua carreira musical internacional, sendo mais conhecida no estrangeiro que no seu próprio país. Da imprensa e dos admiradores recebeu a alcunha de “A Diva Descalça” – por jamais usar calçados nos palcos.
Seu grande salto para a fama deu-se em Estocolmo, no ano de 1982, quando apresentou-se durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel de Literatura, concedido naquele ano ao escritor colombiano Gabriel García Márquez.
Em 2003 ela realizou, nos estúdios do cantor norte-americano Peter Gabriel, um álbum chamado La Candela Viva, que foi indicado para o Grammy.
A cantora explica seu apelido “Totó”, da seguinte forma:
“Totó é um nome que minha mãe me colocou quando eu era pequena e, além disso, é um nome sonoro que ninguém esquece”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Totó_la_Momposina
http://www.totolamomposina.com/ – em espanhol
[youtube]0i2viZ-xyAU[/youtube]
[yotuube]PNV1mjcceZ8[/youtube]
[youtube]MdmAAu6Joww[/youtube]
[youtube]FmvXU1PoKIY[/youtube]
