Tom Waits

Sua voz grossa e rouca e suas letras por vezes esquisitas e intrigantes, marcam a personalidade de sua música. Sendo ativo por mais de quatro décadas, Waits possuí uma considerável obra, constituída de quase 30 álbuns (incluindo álbuns de estúdio, compilações e álbuns ao vivo), e mais de 50 participações diretas (como ator) e indiretas (compondo trilhas sonoras) em filmes. Já foi indicado a um grande número de prêmios musicais, tendo ganho o Grammy Awards por dois álbuns, a saber, Mule Variations e Bone Machine.

Tom Waits nasceu em Pomona, Califórnia a 7 de dezembro de 1949. Seu pai era descendente de irlandeses e escoceses e sua mãe de noruegueses. Aprendeu a tocar guitarra e piano aos dez anos de idade. Lançou o seu primeiro album Closing Time em 1973 e começou por fazer a primeira parte de shows de Frank Zappa e John Hammond.

É casado com Kathleen Brennan, co-letrista de parte do seu trabalho musical, e mãe de seus três filhos.

A música de Tom Waits não está presa a um gênero musical determinado. Pode-se facilmente encontrar em seus álbuns Rock, Jazz, Folk, Blues, dentre outros tantos gêneros e estilos musicais.

Descrito como um dos últimos beatniks da música, facilmente pode-se separar a carreira do artista em dois momentos. Nos anos entre 73-83 lançou nove álbuns para a gravadora Asylum, suas canções passeam mais pelo jazz nesta época. Mesmo não chegando a um grande sucesso, ganhou notória fama cult. A partir de 1983 ele assinou com a Island Records e mudou para uma fase mais experimental, com uma nova orquestração, começando pelo disco Swordfishtrombones. Foi nessa época também que sua mulher Kathleen, começou a parceria direta com sua música.

http://www.lastfm.com.br/music/Tom+Waits

http://www.tomwaits.com/ – em inglês

http://va.mu/Cij – Tom Waits: o otimismo de um cínico – Floriano Martins


Tom Waits

[youtube]12qBoy2rhVw[/youtube]
[youtube]XrkThaBWa5c[/youtube]
[youtube]C49H3aWdiK8[/youtube]
[youtube]CrXj2tZbXps[/youtube]
[youtube]p8X_RjblHg8[/youtube]
[youtube]QEUtjZ6zQdo[/youtube]