Por Fernando Rosa: http://va.mu/QRzq
Um grande nome merece destaque nos registros dos primeiros passos da história do rock brasileiro: Francisco Eduardo Pereira, mais conhecido por Dudu, guitarrista do grupo paulistano The Avalons.
Pelas suas mãos nasceu o tema instrumental ‘China Rock’, que traz um dos mais sensacionais riffs da história da guitarra nacional e, mesmo, internacional – segundo René Ferri, um original à altura dos grandes clássicos americanos do gênero.
Mais conhecido como ‘Dudu do banjo’, Dudu começou tocando o instrumento na orquestra Paulistânia Jazz Band, em 1956, em São Paulo. Dois anos depois, passa a integrar o grupo The Avalons, ao lado de Daniel (baixo), Paulinho (bateria) e dos vocalistas Solano Ribeiro (aquele mesmo dos Festivais da Record), Passarinho e Bob (depois Tito Lívio). Com o grupo, gravou diversos 78rpms próprios, e acompanhou intérpretes como Galli Junior e Regiane (especialmente na música ‘Frankie’), entre outros.
Além do 78rpm contendo ‘China Rock’ e o hit ‘Valentina, My Valentina’ (lado b), Dudu ainda gravou com o grupo os 78rpm ‘Baby Talk/Come Softly to Me’ (1959); ‘Here Come The Avalons/Believe Me’ (1959); e ‘Rebel Houser/All The Time’ (1959). O grupo ainda lançou os compactos ‘Because I Love You/Tell Me Darling’ (1962), com Gally Junior; ‘The Avalons’ (45 simples, 1960) e ‘The Avalons’ (45 duplo, 1963, também com Gally Junior).
Em 1962, com o fim do grupo, Dudu viaja para o exterior, onde passa a tocar Bossa Nova da França à Grécia, passando por outros países da Europa.
Em 1969, volta para o Brasil e, 1973, com a Tradicional Jazz Band, retoma o banjo e o jazz. Nessa época, passou a morar em Ubatuba, no litoral de São Paulo, mudando-se depois para Florianópolis. (Fernando Rosa)