Renato Piau

No início da década de 70, veio para o Rio de Janeiro a convite do poeta Torquato Neto, com quem iniciou uma parceria. Como guitarrista e violonista, já acompanhou boa parte dos artistas da MPB.

Na década de 70, acompanhou Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho e Baiano e os Novos Caetanos. Compôs com Chico Anísio e Arnaud Rodrigues várias canções gravadas pela dupla Baiano e Os Novos Caetanos, com a qual viajou em torneê por todo o país.

Na década de 80, começou a acompanhar Luiz Melodia, com quem desenvolveu uma parceria em várias canções, entre elas ” Cara a cara” e “Morena da novela”, gravadas com sucesso pelo próprio parceiro e ainda “Este filme eu já vi”, gravada por Cássia Eller, com quem também trabalhou.

Participou da ” Banda Vitória Régia” que acompanhava Tim Maia, este, também gravou um de seus sucessos, “Pais e filhos”. Em 1990, gravou pela CID seu primeiro disco, o CD “Camelo Voador” em parceria com Carlos Cal. Neste disco interpreta várias de suas composições, entre elas “Jane das Selvas” (c/ Krisnas), “Carmelita”, “Te quero já” (c/ James Felzem) e “Arco da Lapa”, parceria com Sérgio Natureza, que lhe foi apresentado pelo poeta Torquato Neto no início da década de 7O.

Em 1995, gravou o seu primeiro disco individual “Guitarra Brasileira” pelo Selo Amazon Records, que teve a participação especial de Luiz Melodia em duas faixas: “Fadas” (Luiz Melodia) e “Me beija” (c/ Luiz Melodia e Tureko). Ainda deste disco, uma outra composição viria a ressaltar na mídia, “Gato por Lebre” parceria com Sérgio Natureza, que virou tema do Programa Globo Ecologia, sendo muito executada nas FMs. Nas participações especiais deste disco constam, Raul de Souza no trombone, Sebastião Tapajós no violão e João Batista no saxofone.

Em 1998, produziu juntamente com o poeta Sérgio Natureza, para MZA Music, o CD “Balaio do Sampaio”, distribuído pela Polygram, contando com as participações de João Nogueira, Erasmo Carlos, Zizi Possi, Chico César, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Eduardo Dusek, João Bosco, Luiz Melodia, Jards Macalé, Lenine e o próprio Renato Piau interpretando a faixa “Que loucura” , além do homenageado Sérgio Sampaio, na faixa “Quero botar meu bloco na rua”, seu maior sucesso, remasterizado e acrescido de alguns instrumentos.

Neste mesmo ano de 1998, participou com duas faixas, retiradas do seu CD “Guitarra Brasileira” da coletânea “Piauienses da Rádio Barulho Vol. II”.

Em 1999, participou do disco “Acústico” de Luiz Melodia, gravado ao vivo no teatro Rival do Rio de Janeiro, ao lado do guitarrista Perinho Santana e figurando no CD a sua parceria com Luiz Melodia “Cara a cara”.

Ainda em 1999, seu disco “Guitarra Brasileira” é reprensado e ganhou uma faixa bônus “Meu pobre blues” de Sérgio Sampaio , antigo sucesso da cantora Zizi Possi.

Neste mesmo ano, sua música “Choro alegre” gravada anteriormente no CD “Guitarra Brasileira” ganhou letra de Euclides Amaral e Rubens Cardoso , passando a se chamar “Choro de passarinho”, sendo gravada no CD “Do Nada” pela cantora Denise Kremmer, juntamente com outra composição sua “O Arco da Lapa”. No mesmo ano de 1999, participou da coletânea “Conexão Carioca”, produzida por Euclides Amaral e Paulo Renato e apresentada pelo crítico musical Ricardo Cravo Albin. Neste disco, participou com duas faixas; interpretando uma nova gravação de “Gato por lebre” e uma regravação de “Choro de Passarinho”, desta vez interpretada pela cantora Elza Maria.

Em 2000, Rodrigo Moreira lançou a biografia de Sérgio Sampaio “Eu Quero botar Meu Bloco na Rua”. Neste livro o escritor faz várias referências a Renato Piau, que conviveu durante muitos anos com o biografado.

Dentre seus muito parceiros estão, Chico Anísio, Arnaud Rodrigues, Krisnas, Rubens Cardoso, Luiz Melodia, Tureko e os poetas Manoel de Barros, Torquato Neto, Euclides Amaral e Sérgio Natureza.

Tem mais de 80 músicas gravadas por diversos artistas da MPB.

http://renatopiau.blogspot.com/


Renato Piau

[youtube]dy6iOYAmivI[/youtube]
[youtube]4oNSGU5i6UA[/youtube]
[youtube]8x5I8StzbwQ[/youtube]