Nelson Piquet
Nelson Piquet Souto Maior (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1952) é um ex-automobilista brasileiro, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1981, 1983 e 1987.
Piquet nasceu no Rio de Janeiro e viveu grande parte de sua infância e juventude na recém-inaugurada capital Brasília. É filho do pernambucano Estácio Gonçalves Souto Maior, ex-ministro da saúde, que não aprovava sua carreira automobilística; por isso, Nelson usava o nome de solteira de sua mãe, Clotilde Piquet, escrito erroneamente como “Piket” no início da carreira, para esconder sua identidade. Sua mãe faleceu em Agosto de 2007 aos 84 anos de idade.
O pai gostaria que o filho fosse tenista profissional, tendo inclusive o presenteado com uma bolsa numa escola em Atlanta, nos Estados Unidos. Nelson chegou a ser premiado como um bom tenista, porém não achava o esporte suficientemente excitante para que dedicasse a este sua carreira. Ainda assim, o gosto pelo tênis o fez adotar como desenho de seu capacete uma bola de tênis estilizada.
Nelson cursou engenharia mecânica na UnB até o terceiro período.
Após desentendimentos com a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, Piquet também tentou fundar uma entidade paralela, a Liga Independente de Automobilismo – LIA, que não vingou.
Em meados dos anos 2000, o tricampeão passou a se dedicar principalmente a gerenciar a carreira do filho, Nelson Ângelo Piquet. Piquet até pensou em voltar a correr. Desta vez na GP2, sendo companheiro de seu próprio filho em sua equipe na categoria.