Paulo Weinberg é umn advogado e escritor gaúcho.
Paulo Wainberg nasceu em 1944, em Porto Alegre, RS. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Assim ele se descreve: “Sou jovem, quase uma criança. Porque adoro futebol, gosto de acordar tarde e tenho paixão por sorvete. Sou também um senhor respeitável, advogado, pai de família, cabelos grisalhos e uma ou outra ruga no canto dos olhos.
Nunca abandonei minha revolta com as injustiças, o desejo de um mundo melhor, o romantismo e o amor pela beleza, principalmente a feminina.
Escrever não é sacrifício, muito pelo contrário, é um enorme prazer que descobri quando há cinqüenta e três anos li meu primeiro livro: Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Antes lia gibis, adorava O Pato Donald, Batman, Super-Homem, Brucutu e Os Sobrinhos do Capitão.
Quando li o primeiro livro, fiquei encantado: ler sem figurinhas também era muito bom. E uma coisa me intrigou: Como é que se podia, apenas com palavras, contar uma história sem desenhos e, mesmo assim, eu conseguia ver os personagens, os ambientes, os caminhos percorridos? Foi uma revelação quase assustadora perceber que tudo o que Monteiro Lobato escrevia eu conseguia enxergar, como se houvesse desenhos na minha cabeça. Foi aí que resolvi ser escritor.
Queria usar palavras para que os outros vissem, com os olhos da mente o que as palavras significavam. Então, comecei a escrever e não parei mais.”
http://paulowainberg.blogspot.com/
Paulo Weinberg