Os paralamas do sucesso

Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). 

Os Paralamas são hoje talvez a mais vitoriosa banda do rock nacional. Com uma história de mais de 25 anos de sucesso, o grupo já passou por diversas fases de sucesso e crítica, manteve sempre a mesma formação e conseguiu a incrível façanha de juntar fãs de 2 gerações diferentes em seus shows. Tudo começou quando Herbert e Bi Ribeiro se conheceram. Herbert convenceu Bi a comprar um baixo e eles então começaram a ensaiar na casa da Vovó Ondina, na rua Sousa Lima em Copacabana. avó do Bi, já falecida. Após um tempo eles conhecem Vital, o primeiro baterista. E começam a tocar na Universidade Rural, onde estudavam.

João Barone entra na história da banda quando assiste e gosta muito de uma apresentação dos Paralamas na Universidade Rural. E, graças a uma falta de Vital a um show de um Festival Universitário em 17 de setembro de 1981, Barone assume a batera dos Paralamas. Esta falta até hoje, não possui uma explicação. O responsável pela apresentação de Barone aos Paralamas foi o Super, amigo comum entre Barone e Bi Ribeiro.

O profissionalismo da banda começa a ganhar força quando Herbert conhece Maurício Valladares (que está com os Paralamas até hoje) no Western Club. Este, leva uma fita demo da banda à Rádio Fluminense-RJ (uma rádio reveladora de talentos e destinada ao pop/rock da época). Esta demo, continha 4 músicas e foi muito bem executada, caindo nas graças dos ouvintes:

– Vital e Sua Moto

– Patrulha Noturna

– Encruzilhada Agrícola-Industrial

– Solidariedade Não

Um dos grande marcos na carreira da banda ocorre em 1985 com o lançamento do disco Selvagem?. O disco marca a fusão do rock com a MPB e o “tropicalismo africano” de Gilberto Gil. O grupo recebe duras críticas da imprensa e até mesmo de outras bandas. Mesmo assim, não se intimida e e o disco vende quase 700 mil cópias.

No início da década de 90, os Paralamas passavam por uma grave crise no Brasil. Os 2 discos, Os Grãos (1991) e Severino (1994) não foram bem aceitos pelo público e pela crítica, especialmente o último, onde os Paralamas foram duramente malhados. Por outro lado, conquistaram fãs na América Latina, especialmente na Argentina, onde todos os seus shows acontecem sempre com casa lotada.

Os Paralamas sempre se caracterizam por serem uma banda de atitude e personalidade. Não se intimidam com críticas, evitam ao máximo atitudes comerciais, respeitam os seus fãs. Talvez esta seja a explicação e a fórmula para o sucesso deste grupo.

http://osparalamas.uol.com.br/home/


Paralamas

[youtube]UqtfjsvrptI[/youtube]

[youtube]n7OZBeVfgbs[/youtube]

[youtube]p25sFFc3CII[/youtube]