Orquestra Tabajara

A Orquestra Tabajara é uma orquestra popular brasileira.

Fundada em 1934 na cidade de João Pessoa (Paraíba), a orquestra está em atividade atualmente no Rio de Janeiro.

A Orquestra Tabajara foi fundada em 1934 na cidade de João Pessoa (Paraíba), pelo empresário e cônsul holandês Oliver Von Sohsten. À época da fundação, a orquestra levava o nome de Jazz Tabajara.

Em 1937, com a inauguração da Rádio Tabajara, a orquestra foi contratada para fazer parte de seu elenco. Nesse período, Severino Araújo foi convidado para integrar o naipe de saxofones da orquestra, que já contava com músicos conhecidos, dentre os quais pode-se destacar K-Ximbinho,Waldyr Brito, José Leocádio, Geraldo Medeiros, Porfírio Costa e Raimundo Napoleão. Cláudio de luna Freire, Olegario de Luna Freire.

Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araujo, aos 21 anos de idade, assumiu a direção da orquestra, que se tornaria uma das mais famosas orquestras populares do Brasil.

Cantores famosos como Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, excursionaram pelo nordeste acompanhados pela orquestra. A fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, então capital do país e pólo de produção musical.

Em dezembro de 1944, a Orquestra Tabajara recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar na capital e a estréia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945, tendo tido grande repercussão no país, visto que foi transmitida em cadeia nacional. A partir dessa data, a orquestra permaneceu por 10 anos como contratada da Rádio Tupi.

Posteriormente, passou mais 5 anos na Rádio Mayrink Veiga, 10 na Rádio Nacional e 5 na TV RIO, onde Severino se destacou com a excelente execução da Abertura do Guarani de Carlos Gomes, no 1º festival internacional da Canção, apresentado pela emissora.

A orquestra já realizou muitas apresentações no exterior. Em 1952 a orquestra tocou em Paris, por ocasião do lançamento do algodão brasileiro, na festa Festa do Jaques Fath; em 1955, apresentou-se no Carnaval de Montevidéu; no ano de 1961, apresentou-se na feira internacional, em Buenos Aires; em 1989 tocou no Casino Estoril, de Lisboa e em 1990 excursionou por diversas cidades de Portugal.

A Tabajara é a mais famosa orquestra popular brasileira, a mais longeva e um dos mais férteis celeiros de grandes instrumentistas do país. Inspirada nas big bands americanas, foi decisiva para a modernização da música brasileira.

Em 2003, a orquestra completou 70 anos de atividades tempo no qual realizou 13.644 apresentações.

Em 2004, com a reabertura do Circo Voador, a Orquestra voltou a se apresentar no tradicional baile “Domingueira voadora” sob a batuta do maestro Severino Araújo.

Em 2005, a orquestra lançou seu primeiro DVD gravado nos estúdios da Rádio Nacional. Além do show gravado ao vivo o DVD icluiu um documentário narrando a história da orquestra a partir dos arquivos da família do maestro Severino Araújo. No mesmo ano, regida pelo maestro Severino Araújo, a orquestra apresentou-se no encerramento da série “Orquestras Populares Brasileiras” no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Na ocasião foram interpretados clássicos nacionais e internacionais como “Samba do avião”, “Canta Brasil”, “Eu sei que vou te amar”, “Cidade maravilhosa”, e “New York, New York”, entre outras.

Em 2006, a orquestra lançou o CD “Bodas de prata dourada” registrando seus 15 temas de maior sucesso entre os quais, os arranjsoc riados para “O guarani”, de Carlos Gomes, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa, e “Garota de Ipanema”, de Vicinius de Moraes e Tom Jobim.

http://www.orquestratabajara.com.br/

http://www.dicionariompb.com.br/orquestra-tabajara


Orquestra Tabajara

[youtube]xATck6dbjbs[/youtube]
[youtube]Ur4CJ741uJI[/youtube]
[youtube]UWXamE9jS7s[/youtube]
[youtube]Vik-CRNnua4[/youtube]
[youtube]bK-JSv7ljHY[/youtube]
[youtube]9tSG_vgJR9c[/youtube]