Observatório da Imprensa é um website e programa de rádio e TV brasileiro cujo foco é a análise da atuação dos meios de comunicação em massa no país.
O website do Observatório da Imprensa foi lançado em abril de 1996, tendo Alberto Dines como seu editor. Foi uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e um projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas. É financiado atualmente pela Fundação Ford.
Em 5 de maio de 1998, foi lançado o programa de televisão semanal, comandado por Dines e produzido e exibido pelas emissoras públicas TV Cultura e TVE Brasil (atual TV Brasil).
Em maio de 2005, foi lançado o programa de rádio diário, transmitido em emissoras públicas e educacionais. Os áudios dos programas estão disponíveis no site do Observatório da Imprensa no formato de podcasts.
O Observatório da Imprensa apresenta-se como uma entidade civil não-governamental, não-corporativa e não-partidária que pretende acompanhar, junto a outras organizações da sociedade civil, o desempenho da mídia brasileira.
Segundo alguns jornalistas, no entanto, alegam que sua linha editorial seria pró-esquerdista. O Observatório, por outro lado, defende-se dizendo que é um veículo sem pauta ou proprietário, aberto a contribuições de jornalistas, professores, executivos e empresários de comunicação de todas as tendências políticas e ideológicas, inclusive aos críticos de seu suposto posicionamento ideológico.
O Observatório da Imprensa é transmitido em várias emissoras de rádio e televisão públicas e educacionais por todo Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Observatório_da_Imprensa