O pagador de promessas

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa à uma mãe de santo do candomblé: se seu burro se recuperar, promete dividir sua terra igualmente entre os mais pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias “pagãs” em que a promessa foi feita.

Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé. Os praticantes de candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária.

A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na catedral.

Principais prêmios e indicações
Oscar 1963 (EUA)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Festival de Cannes 1962 (França)                                                                                                                                                                                                                                                                  Vencedor (Palma de Ouro) na categoria Melhor Filme.

Festival de Cartagena 1962 (Colômbia)
Vencedor do Prêmio Especial do Júri.

San Francisco International Film Festival 1962 (EUA)
Vencedor (Prêmio Golden Gate) nas categorias:
Melhor Filme
Melhor Trilha Sonora (Gabriel Migliori)


Dionísio Azevedo e Leonardo Vilar  em cena de O Pagador de promessas

[youtube]CgVKYRyAnIU[/youtube]
[youtube]jwaqWhPUmmA[/youtube]
[youtube]ky_200iiEkQ[/youtube]