Mauro Senise

Neto de Alceu Amoroso Lima pelo lado materno e descendente de italianos pelo lado paterno.

Quando adolescente, escutava o rock de Jimmy Hendrix, The Doors e Bob Dylan, até descobrir o som do jazz do apartamento vizinho, freqüentado por Vitor Assis Brasil e Tenório Jr.

Em 1970, entrou para a Faculdade de Jornalismo da PUC -Rio. Cursou o primeiro semestre, desligando-se, em seguida, da universidade, com o objetivo de estudar música. Freqüentou o Instituto Villa-Lobos, onde recebeu as primeiras noções de teoria musical, escolhendo a gaita como instrumento de trabalho. Aprofundou seus estudos na Pró-Arte, assistindo ao curso de flauta transversa ministrado pela professora Odette Ernest Dias, através de quem descobriu a riqueza da música de Pixinguinha e das sonatas de Bach.

Em seguida, começou a estudar saxofone com Paulo Moura, inicialmente no Museu da Imagem e do Som e, depois, em aulas particulares. Através do saxofonista, conheceu Wagner Tiso, Hermeto Pascoal e Luís Eça, aprofundando informalmente seu conhecimento de teoria e harmonia através de sua própria atuação com estes músicos.

Em 2000, participou do “Projeto Bossa Nova”, realizado no Parque Garota de Ipanema (RJ), e do Projeto Aquarius, como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, em concerto para mais de 20 mil pessoas no Forte de Copacabana, também no Rio de Janeiro.

Em 2002, lançou o CD “Vênus”, contendo exclusivamente canções com nomes de mulher: “Marelena” e “Teresa”, ambas de Gilson Peranzzetta, “Marina” e “Dora”, ambas de Dorival Caymmi, “Mira” (Roberto Araújo), “Maria” (Ary Barroso), “A Rita” (Chico Buarque), “Ana Luiza” (Tom Jobim), “Beatriz” (Chico Buarque e Edu Lobo) e “Rosa” (Pixinguinha). O disco contou com a participação de Gilson Peranzetta (piano), Vittor Santos (trombone), Paulo Russo (baixo), Ivan Conti (bateria), Marcelo Martins (sax tenor), Jessé Sadoc (flugelhorn) e Marcos Nimrichter (piano). Também nesse ano, apresentou-se no Lincoln Center, em Nova York, no espetáculo “The Music by Pixinguinha”.

Desde 1999, vem participando, também como solista, do Rio International Cello Encounter, evento que reune instrumentistas nacionais e internacionais.
Em 2005, lançou, com o pianista Jota Moraes, o CD “Tempo caboclo”, indicado para o Grammy Latino 2006, na categoria Música Clássica.

Em 2008, lançou “Êxtase”, quarto CD do duo que mantém com Gilson Peranzzetta, e “Caixa de música”, disco gravado com o pianista Kiko Continentino e o guitarrista Leonardo Amuedo.

Lançou, em 2009, o CD “Lua cheia”, reunindo composições de Dolores Duran e Sueli Costa, com arranjos de Gilson Peranzzetta. Fez show de lançamento do disco na Sala Cecília Meireles (RJ).

Em 2010, lançou, em parceria com Gilson Peranzzetta e Silvia Braga, o CD “Melodia sentimental”, contendo as faixas “Lenda do caboclo” e “Melodia sentimental”, ambas de Villa-Lobos, “Le Petit Berger” e “Doctor Gradus ad Parnassum”, ambas de Claude Debussy, “Siciliano” (J.S. Bach), “Villa Jobim” (Gilson Peranzzetta e Ivan Lins), “Teresa” (Gilson Peranzzetta), “Amparo” (Tom Jobim), “Todo sentimento” (Cristóvão Bastos e Chico Buarque) e “No tabuleiro da baiana” (Ary Barroso).

http://www.maurosenise.com.br/


Mauro Senise

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