Mário Bonatti
Nasceu em Rio dos Cedros SC, a 16 de novembro de 1932.
Fez os estudos secundários e curso de Letras Neolatinas em Lorena SP, de Filosofia e Teologia em Turim, na Itália. Tese de doutorado em Linguística Antropológica. Atividades universitárias docentes em Lorena SP, UF UFSC em Florianópolis e Un. de Coimbra em Portugal. Atividades de direção em Lorena, Pindamonhangaba e Americana.
Atividades docentes regulares de Línguas, Linguística e Antropologia Cultural em Lorena SP. Coordenador do Curso de Mestrado em Educação no Centro UNISAL em Lorena SP.
Participou como membro da Associação Brasileira de Linguística, da Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência, do Circolo di Studi Trentini de Trento na Itália e do Centro Trentino Brasileira de Indaial SC e da Academia de Letras de Lorena. Escritor de livros de ação pastoral da cultura do dialeto trentino, da população tirolesa italiana da região do Vale do Rio Itajaí em Santa Catarina.
Participa de grupos de estudo e atividades de diálogo religioso, intercultural e racismo. Exerce ações de promoção social no Bairro Santa Edwiges em Lorena SP. Participa da União local e mundial dos Ex-alunos Salesianos de Dom Bosco.