Marina Lima

alt
Marina Lima

Marina Correia Lima (Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1955) é uma cantora, compositora e apresentadora brasileira. Filha de pais nordestinos; irmã de Roberto, que seguiu a mesma carreira do pai, e Antônio Cícero, poeta e filósofo.

Marina morou nos Estados Unidos durante a infância e o início da adolescência. Neste período ganhou um violão do pai, como um pretexto para sentir menos falta do país natal.

Iniciou a carreira em 1977, quando teve uma canção gravada por Gal Costa, Meu Doce Amor.

Decidiu musicar um dos poemas do irmão mais velho, Antônio Cícero e obteve reconhecimento. Estabelecida essa conexão “emocional”, Marina e Cícero esqueceram antigas divergências ocasionadas pela idade e, a partir de então, trilhariam uma parceria de sucesso.

De volta ao Rio de Janeiro, assina um contrato e lança o primeiro LP, Simples Como Fogo em 1979. No começo dos anos 1990, assina como Marina Lima, e não apenas Marina.

Após a morte do pai, no período de confecção de O Chamado (1993) e o cancelamento da turnê do CD posterior a este, Abrigo, de 1995, provocado por este e outros problemas pessoais, Marina entra em depressão por causa da morte do pai e da separação de uma mulher que até então ela amava. Na época alegava que o empecilho eram problemas nas cordas vocais. Mesmo neste estado, inspiradíssima e notavelmente cheia de vontade de cantar, lança em 1996 o CD Registros à Meia-Voz, com versões próprias para letras de Paulinho da Viola, Zélia Duncan, Christiaan Oyens, Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Somente em 1998 é que se pode notar os danos que a depressão causou à voz, após romper com uma namorada que morava fora do Brasil: Pierrot do Brasil é um disco magistral, mas que traz uma voz sussurrada, falada, um tanto castigada e algo angustiante.

Em novembro de 1999, Marina fez um ensaio para a revista revista Playboy, recebendo R$2,5 milhões para posar.

Em 2009 Marina planejava lançar o registro em DVD do show “Primórdios” e o CD de inéditas que veio preparando desde o início deste ano, contando com a produção de Edu Martins, que ficou para 2011.

Em 2010 Marina planejava lançar seu primeiro livro, o qual se chamaria “Marina Lima Entre as Coisas”, mas problemas com gráfica e editora impossibilitaram a cantora de lançar. Além de entrar na estrada com a turnê do disco “Clímax” a ser lançado com os sucessos “Não Me Venha Mais Com Amor” e “Doce de Nós”.

Em 2011, após a morte da mãe, Marina vendeu sua cobertura na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) e se mudou para São Paulo, no bairro de Higienópolis, e lá compôs todas as novas canções do seu próximo álbum, “Climax”, que está na fase de produção final.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Lima

http://marinalima.com.br/v2/

http://www.myspace.com/marinalima

http://www.youtube.com/marinalimaoficial

[youtube]Ks-qyee73NM[/youtube]
[youtube]10v2k2gbaP4[/youtube]
[youtube]uzPcdl9EJGA[/youtube]
[youtube]fYr_53GCtKI[/youtube]