Macarani é um município brasileiro do estado da Bahia.
O nome Macarani é de origem indígena e significa Gruta dos Índios Caranys, pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófogos que habitavam a região.
Assim como o nome do principal rio que a banha, o Mangerona, que segundo a lenda, vem de Mãe Gerônima, uma índia muito querida, parteira, que antecedeu tantas outras, não menos importantes, como vó Benícia, D. Chiquinha, D. Augusta, D. Maria de Linco, D. Lindaura e D. Maria Periquita (as duas últimas vivas ainda).
Hoje, segundo o último censo, Macarani tem uma população de 17.088 habitantes; tem uma área de 1.376,5 (1.221) km²; é banhada pelos rios Macarani, Mangerona e Rio Pardo; possui quatro distritos: Macarani (sede), Vila das Graças, Vila Izabel e Itabaí; e fica localizada a 616 km da capital, Salvador. Seus vizinhos são Itapetinga, Ribeirão do Largo, Itambé, Encruzilhada, Maiquinique, Itarantim e Bandeira (sendo que Maiquinique e Itarantim já foram distritos de Macarani).
Assim nasceu Macarani: pelo Decreto do Interventor da Bahia, General Pinto Aleixo, atendendo a uma exposição de motivos que lhe foi entregue pelo prefeito de Encruzilhada (a que pertencia Macarani). Ele assinou o Dec. Lei nº 141 de 31 de dezembro de 1943, transferindo a sede do município de Encruzilhada para o município de Macarani.
A instalação oficial se deu no dia 3 de abril de 1944.
Macarani tem como principal festa popular a do seu padroeiro, São Pedro, que é comemorada no dia 29 de junho. Seus festejos atraem vários visitantes e seus filhos que moram em outras cidades, que aproveitam para matar as saudades dos familiares e da cidade.
Atualmente, a Pecuária de corte e leite e a Extração de Minérios são as maiores rendas econômicas do município. Macarani possui algumas que se instalaram na cidade, como a produtora de calçados, Indústria de Laticínios e indústrias de menor porte, que fomentam o comércio local, ajudando o desenvolvimento do município.
Sua população é em maioria católica, mas tem a parte direcionada a outras religiões evangélicas, ao candomblé e ao espiritismo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macarani
http://macaranibahia.blogspot.com/
Localização de Macarani na Bahia e da Bahia no Brasil