Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé (Recife, 1959) é um filósofo e ensaísta brasileiro de origem judaica que tem uma linha de pensamento marcada pelo pessimismo e pelo conservadorismo.
Fez seu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Paris VIII. Recebeu o título de pós-doutor da Universidade de Tel Aviv. Atualmente é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Escreve semanalmente na Folha de S.Paulo e é autor de vários livros, entre eles O homem insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana (2001) e Conhecimento na desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana (2004), Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski (2003), Do pensamento no deserto: Ensaio de Filosofia, Telogia e Literatura (2009) e Contra um mundo melhor: Ensaios do Afeto (2010), O Catolicismo Hoje (2011), Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (2012). É co-autor do livro Por que virei a direita: Três intelectuais explicam sua opção pelo conservadorismo (2012).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Felipe_Pondé
http://luizfelipeponde.wordpress.com/
http://va.mu/YDAp – Artigos de Luiz Felipe Pondé