Lúcia Turnbull

alt

Lúcia Maria Turnbull, conhecida como Lucinha Turnbull (22 de abril de 1953, São Paulo) é uma cantora, compositora e guitarrista brasileira.

Lucinha Turnbull foi a primeira mulher a tocar guitarra no Brasil. Filha de pai escocês e mãe brasileira, aos 16 anos mudou-se para Londres, onde formou o grupo folk Solid British Hat Band.

De volta ao Brasil em 1972 fez o show de abertura para os Mutantes no Teatro Oficina em São Paulo. Em seguida formou uma dupla com Rita Lee, as Cilibrinas do Éden, e participaram do Festival Phono 73, em São Paulo. Em 1973, passou a atuar como guitarrista e vocalista, ao lado de Rita Lee, no grupo Tutti Frutti, com o qual excursionou pelo Brasil. Em 1976, formou o grupo Bandolim e participou do musical “Rocky Horror Show”.

Em 1977 participu dos vocais de “Refavela” e”Refestança” com Gilberto Gil e Rita Lee. Ao longo de sua carreira, tocou e cantou em discos de Caetano Veloso (“Cinema transcendental”), Rita Lee (“Babilônia”), Moraes Moreira (“Lá vem o Brasil descendo a ladeira”), Guilherme Arantes (“Corações paulistas”) e Erasmo Carlos (“Erasmo convida”), entre outros.

Lançou seu primeiro LP, “Aroma”, produzido por Perinho Santana em 1979. Sua música “Bobagem (c/ Rita Lee) incluída no disco “Marginal”, de Cássia Eller”. Tem trabalhos com Suely Mesquita, Mauro Santa Cecília Mathilda Kóvak e Marcio Lomiranda.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucinha_Turnbull

http://www.lastfm.com.br/music/Rita+Lee+&+Lúcia+Turnbull

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/lucinha_turnbull

http://va.mu/XY9f – Lúcia Turnbull, roqueira do mundo – entrevista