Lourival Oliveira

alt
Lourival Oliveira

Paraibano de Patos, nascido em junho de 1918, Lourival Oliveira é autor de alguns dos mais memoráveis frevos-de-rua da história deste gênero musical.

Foi aluno do grande levino Ferreira de quem aprendeu além da teoria, o dom de criar belas melodias para seus frevos. Foi clarinetista da Orquestra da Banda Militar de Pernambuco, no final da década de 30. Contratado pela Radio Clube, foi clarinetista, saxofonista e arranjador da orquestra deste emissora.

Teve uma passagem de poucos anos no Rio, onde tocou com a orquestra o Cassino Copacabana, teve frevos gravados pela orquestra do Maestro Peruzzi e a Tabajara de Severino Araújo.

De volta ao Recife, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Recife, dirigida então pelo maestro Vicente Fittipaldi. Até falecer, em junho de 2000,foi um dos mais atuantes músicos, maestros e compositores do Recife.

É antológica sua série de frevos-de-rua que têm nomes de cangaceiros de Lampião por título (inclusive o próprio Lampião é também um frevo seu). Um destes Cocada é um clássico obrigatório em qualquer orquestra de frevo.

http://www.dicionariompb.com.br/lourival-oliveira