Julinho Marassi e Gutemberg

alt
Julinho Marassi e Gutemberg

Conhecidos como a dupla nº1 da Região Sul Fluminense, Julinho Marassi e Gutemberg trazem na bagagem shows para públicos superiores a 30.000 pessoas.

Eles já estão juntos desde 1990. Fizeram, neste período, grandes parcerias e amizades no meio. Seus primeiros shows eram chamados de “Espetáculos da Música Popular Brasileira”, hoje levantam a galera e as casas noturnas por onde tocam.

Com um repertório variado que mescla suas composições, sucessos da MPB do passado e do presente, a dupla nº 1 da Região Sul Fluminense já representou o Brasil no exterior, abriu shows de grandes estrelas e não tem limites.

Julinho Marassi e Gutemberg fazem, em média, seis shows por semana e ainda encontram tempo para dedicar-se a projetos sociais e assistenciais a menores carentes.

A dupla Julinho Marassi e Gutemberg, tem uma história de cumplicidade e parceria, que está completando no ano de 2010, vinte anos de sucesso.

Júlio Cesar Marassi nasceu no município de Barra Mansa/RJ no dia 22 de setembro de 1965, influenciado e incentivado musicalmente, desde pequeno, pelo pai, Olavo Marassi, tanto por ouvir, incansavelmente, sua grande e seleta coleção de discos de vinil, quanto pelas constantes serestas que o pai, e seus amigos, promoviam em sua casa nas madrugadas. Assim surgiu o músico Julinho. Começando sua carreira musical aos 8 anos, tocando timidamente seu violão e cantando nas missas de domingo da Igreja Matriz de sua cidade.

Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Odontologia de Volta Redonda/RJ. De festa em festa, de bar em bar, sempre por prazer (sem cachê), e com seu companheiro “violão”, seguido sempre de perto pela galera “de branco” (colegas da “Odonto”).

Durante a faculdade (anos 80) devido à febre do Rock’n Roll, também montou, junto com seu irmão, Guila (baixista – hoje Médico Gastroenterologista) e amigos, sua primeira banda Boca Atentada, onde não tocava instrumento, só cantava. Após algum tempo, aprendeu a “arranhar” um cavaquinho e acabou fundando com outro irmão, Marcus (pandeiro – hoje Médico Oftalmologista) e outros amigos um grupo de roda de samba Pelinha de Sapo que nunca cobrou cachê para tocar… era por prazer que pegavam músicas de todos os ritmos e transformavam em samba.

Já no final da faculdade, foi dando nele uma necessidade de passar para o papel, idéias e histórias que vinham à sua cabeça.

A partir daí, desabafos, decepções, alegrias, tristezas, dúvidas, certezas, imaginações, amores e desamores, foram aos poucos, se transformando em letras musicadas. Foram brotando letras e mais letras, de todos os ritmos e cores.

Em 1991, já formado e dando aula na Odonto e tocando profissionalmente, com um público fiel, em todos bares nos quais se apresentava, teve um feliz encontro com o percussionista, Gutemberg que foi apresentado à ele por uma aluna de faculdade.

Gutemberg Monteiro da Silva, nascido em 29 de maio 1961 na cidade de Volta Redonda/RJ, teve sua origem musical estudando e tocando piano na Igreja Metodista da cidade, participou de vários corais juvenis. Também nos anos 80 fez parte de uma banda de rock chamada Pura Frescura como tecladista. Gostava de tocar nos bares da cidade em parceria com amigos, como ficava “batucando” nas mesas, foi por conta dessas “batucadas” que foi presenteado por uma amiga com um atabaque, a partir daí surgiu uma grande paixão pelo instrumento.

Durante uma apresentação de Julinho no bar Gaia (em Barra Mansa), sua aluna de Faculdade perguntou se seu amigo Gutemberg poderia dar uma “palinha” com seu atabaque. Desde então, está formada “a dupla”, cujos instrumentos se encaixavam perfeitamente de forma harmônica, percussiva e diferente, com uma timbragem peculiar, simples e única! Parceria essa, que já perdura desde os anos 90.

Após esse encontro, as composições próprias continuaram à surgir, mais e mais, até que a quantidade de músicas próprias, eram suficiente para que fosse gravado um cd independente.

Foi em 1998, que a dupla gravou seu primeiro cd com banda chamado Questão de Tempo. Mas o cd (também independente) que realmente levou a dupla, a ser conhecida por pessoas de vários Estados do Brasil e até do exterior, só veio em 2002, gravado ao vivo na Boate Appaloosa (Quatis/RJ), onde a dupla se apresentava (todo sábado) por 8 anos seguidos, para um público médio de 1200 pessoas por noite. Esse cd chamado Julinho Marassi & Gutemberg ao vivo, com destaque prá música “Aos Meus Heróis”, feita em homenagem à MPB, citando os nomes e as obras de 30 artistas da nossa música.

Em 2005 surge um novo projeto, também independente, porém mais ousado… gravar um DVD de 15 anos da dupla, ao vivo! Que ficou pronto em setembro de 2006 e já está se espalhando no mesmo caminho do cd.

A dupla completa 20 anos de sucesso trilhando um caminho com suas composições de forma livre, com letras inteligentes, poéticas, simples, diretas e sinceras.

E nesse caminho, Julinho Marassi e Gutemberg vêm, devagarinho, despertando adeptos e fãs em todo Brasil, de norte a sul, e também no exterior, rompendo as barreiras físicas e geográficas através da internet, no novo site adupla.com.

Atualmente a dupla vem se dedicando a gravação de seu novo cd, um cd arrojado contendo além do violão e da percussão, um acompanhamento instrumental completo, novas canções do compositor Julinho Marassi e também “remix” e regravações de grandes sucessos da Dupla.

http://www.adupla.com/

[youtube]r_jPkh8djhY[/youtube]
[youtube]HgfH-5H-y2I[/youtube]
[youtube]TVkaCogAcws[/youtube]