José Vasconcelos

Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.

Tornou-se famosíssimo por suas piadas de gagos, sendo o esquete “O Locutor de Futebol Gago” um de seus maiores êxitos. Sua habilidade incomparável de imitador proporcionaram um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.

Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, “A Toca do Zé”, exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.

Em 1960 gravou um disco pela Odeon, “Eu Sou o Espetáculo”, sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero, além de que esse disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio Vasconcelos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.

Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago “Rui Barbosa Sa-Silva” na Escolinha do Professor Raimundo, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.

Em 2009 foi lançado o DVD Documentário “Ele é o Espetáculo”,do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra.

Em 23 de setembro de 2010 foi realizado o lançamento nacional desse documentário “Ele é o Espetáculo”, uma biografia narrada pelo próprio humorista, com depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira. A exibição do documentário foi no Cine Clube José Cesarine, em Itatiba-SP.

Atualmente (2010), vive em sua casa na cidade de Itatiba, interior de São Paulo. Está afastado da televisão e sofre de Alzheimer embora muito lúcido ainda.


José Vasconcelos

[youtube]jwkm8HI-1RE[/youtube]
[youtube]XK0-ibiMU-Q[/youtube]
[youtube]2nBHSLZXF74[/youtube]
[youtube]VdBSvnGSRMU[/youtube]