José Paulo de Andrade começou sua carreira profissional em 1960, aos 18 anos, como rádio-escuta do plantão esportivo da Rádio América, de São Paulo. Tinha paixão pelo futebol e assim aliava o prazer ao trabalho, mas gostava também de estudar.
Em 1962, prestou vestibular para Direito, na USP, conhecida na época como Faculdade São Francisco e ingressou. Mas acabou por trancar o curso, por causa de seu trabalho, que já estava intenso. Em 1963, após um ano na Rádio América, transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, onde passou a ser locutor esportivo. E exerceu essa função por 14 anos. Depois passou para o jornalismo em geral, e se tornou apresentador e comentarista na rádio Bandeirantes. Apresentou os importantes programas jornalísticos: “Titulares da Noticia”; “Jornal de São Paulo”; “Rede Cidade’; “Band Cidade”; “Entrevista Coletiva”.
Mas o mais importante de sua carreira profissional foi o programa “O Pulo do Gato”, que estreou em 1973 e está há 37 anos no ar, ininterruptamente, sendo recordista no rádio brasileiro, com mesmo apresentador e mesmo horário. José Paulo de Andrade também foi o sucessor do saudoso Vicente Leporace, que fazia “O Trabuco”. E em 1977 se tornou apresentador do “Jornal da Bandeirantes Gente”, outro sucesso de audiência e de prestígio do rádio brasileiro, permanecendo há 33 anos no ar com o mesmo trio que lhe deu início, Salomão Ésper, Joelmir Beting e o próprio José Paulo de Andrade.
José Paulo de Andrade é casado e tem dois filhos: Paulo e César.
Ele faz aparições também na Rede Bandeirantes de Televisão, principalmente atuando em debates políticos. É considerado por todos, como um dos principais jornalistas do rádio e da televisão brasileira.
José Paulo de Andrade