José Ingenieros

alt
José Ingenieros

José Ingenieros (Palermo, 24 de abril de 1877 – Buenos Aires, 31 de outubro de 1925) (cujo nome original foi Giuseppe Ingegneri), foi médico, psiquiatra, psicólogo, farmacêutico, escritor, docente, filósofo e sociólogo ítalo-argentino.

Seu livro “Evolução das idéias argentinas” marcou rumos no entendimento do desenvolvimento histórico da Argentina como nação. Se destacou por sua influência entre os estudiantes que protagonizarão a Reforma Universitária de 1918.

Ingenieros foi um representante destacado do pensamento positivista, sobretudo em seus primeiros anos. Também foi um dos fundadores do socialismo na Argentina, ainda que não tenha participado organicamente na atividade partidária.

A partir da década de 20 começou a aprofundar uma linha de pensamento mais relacionada com os aspectos morais e políticos, ambos aspectos que Ingenieros via intimamente relacionados, inspirando à juventude latinoamericana que realizou a Reforma Universitaria desde 1918 e o nomeou Maestro de la Juventud de América Latina.

Seus desenvolvimentos sobre a identidade latinoamericana e o antiimperialismo tiveram grande influência sobre várias generações do continente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Ingenieros

http://va.mu/Ukoo – A dialética psicossocial de José Ingenieros