John Calvin Coolidge Jr.

Único presidente nascido no Dia da Independência, cujo governo ficou conhecido por causa do seu liberalismo econômico e a não intervenção estatal na vida dos cidadãos, o que fez com que os Estados Unidos tivessem, nessa época, um dos períodos de maior crescimento econômico de sua história, tendo aumentado a renda e a qualidade de vida dos norte-americanos, a essa altura já elevadas. Por outro lado, sua política econômica é acusada, pela esquerda, de ter encorajado a especulação financeira. Primeiro filho de John Calvin e Victoria Josephone Moor Coolidge, estudou na Black River Academy, em Ludlow, e pós-graduou-se na St. Johnsbury Academy.

Resolvendo abraçar uma carreira política, graduou-se no Amherst College e praticou advocacia em Northampton, Massachusetts. Casou-se em 1905 com a professora Grace Anna Goodhue Coolidge (1879 — 1957), graduada na Universidade de Vermont em 1902.

Filiado ao Partido Republicano, após exercer uma série de cargos públicos em Massachusetts e depois de ser prefeito de Northampton, foi senador da federação entre 1912 e 1915 e eleito governador daquele estado em 1919, quando ganhou notoriedade nacional por usar a milícia estatal para sufocar uma greve policial.

Eleito como vice-presidente dos Estados Unidos na chapa de Warren G. Harding em 1920, assumiu a presidência após a repentina morte do titular, vítima de um ataque cardíaco em 1923.

Foi eleito em 1924 para o próximo mandato presidencial, derrotando sem dificuldades o democrata, John W. Davis, e desistiu de concorrer à reeleição em 1928.

Saindo da vida pública, faleceu em Northampton, Vermont, quatro anos depois.


John Calvin Coolidge Jr.