John Bagnell Bury
John Bagnell Bury (Clontibret, 16 de outubro de 1861 – Roma, 1 de junho de 1927), conhecido como J. B. Bury, foi um célebre historiador, acadêmico classicista, bizantinista e filólogo irlandês.
Nascido e criado em Clontibret, no condado de Monaghan, onde seu pai era reitor da Igreja da Irlanda, anglicana.
Foi educado primeiro por seus pais (seu pai lhe ensinou latim) e posteriormente no Foyle College, em Derry (onde teria “dominado” o grego) e no Trinity College, de Dublin, onde se formou em 1882 e do qual se tornou um fellow em 1885, aos 24 anos.
Em 1893 assumiu a cátedra de História Moderna no Trinity College, que ocupou por nove anos. Em 1898, foi indicado professor régio de grego, também em Trinity, cargo que ocupou simultaneamente com o professorado de história. Em 1902 se tornou Professor Régio de História Moderna na Universidade de Cambridge.
Em Cambridge, Bury se tornou mentor do grande medievalista Steven Runciman, que posteriormente comentou ter sido o seu “primeiro e único estudante”.
Inicialmente, o recluso Bury tentou dispensá-lo; quando Runciman mencionou que sabia ler russo, Bury lhe deu uma pilha de artigos em búlgaro para ler, e assim se iniciou seu relacionamento. Bury foi autor da primeira biografia confiável de São Patrício, em 1905.
Permaneceu em Cambridge até sua morte, aos 65 anos, em Roma, onde enterrado no cemitério protestante da cidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/J._B._Bury
http://www.gutenberg.org/browse/authors/b#a1506 – em inglês