O cantor e compositor carioca João Pinheiro lançou em 2007 o album João canta Sade. A faixa No Ordinary Love entrou para a trilha sonora de Caras e Bocas (2009) e se tornou o sucesso da novela. Tema da personagem Simone, interpretada pela atriz Ingrid Guimarães, a música foi escolha do diretor Jorge Fernando, que também convidou João para fazer o show exclusivo na festa de lançamento em São Paulo. Já no primeiro mês do folhetim na Globo, o Jornal Extra chamou João de O Dono da Voz de Caras e Bocas. Em 2008, eleito pela Revista Vogue como A Trilha Sonora do Verão, levou o show para Paris, mas precisamente para o respeitado Satellite Cafe e para o badalado Favela Chic.
João lançou o primeiro CD Brasilidad (2000) no Teatro Rival com Beth Carvalho e a poetisa Elisa Lucinda. A revista Veja Rio (Gustavo Autran) indicou o show e o CD: “o trabalho de João Pinheiro é uma boa nova para quem gosta de MPB”.
Viajou para Paris promovendo o disco nas Galeries Lafayette em um evento sobre arte latino-americana. Foi convidado para os projetos Humaitá pra Peixe e Novo Canto, este com Jards Macalé. Fez shows no Mistura Fina (com César Faria, pai de Paulinho da Viola e violonista do Época de Ouro), nos Museus do Telephone, do Ingá e, em Sta.Teresa, cantou no Laurinda Santos Lobo e no Parque das Ruínas.
Abriu shows de Baby do Brasil, Belchior, Xangai, Ithamara Koorax e Zezé Motta. No Sesc Flamengo participou dos 100 Anos de Ary Barroso, com Elza Soares, Eduardo Dusek, Sérgio Cabral, Mariúza Barroso e Villas Boas Corrêa. O produtor e compositor Sérgio Natureza o escalou para integrar um time de 40 cantores que se revezaram no projeto Prêt-à-Porter, no Teatro Café Pequeno.
Com Luanda Cozetti fez o espetáculo João Pinheiro e Luanda Cozetti cantam Chico & Bethânia, reproduzindo o mesmo show realizado no Canecão em 1975 e gravado em LP. Com a ida de Luanda para Portugal, foi a vez de Dalila Couti substituí-la. Interpretam juntos clássicos da MPB como Sem Fantasia, Sonho Impossível, Gota dágua e Noite dos Mascarados.
Em 2007 lançou o elogiado CD João canta/sings Sade (Saladesom), com releitura de hits da cantora anglo-nigeriana Sade Adu. Sucessos, como Smooth Operator, em ritmos latinos como samba, a ciranda e o tango. O show foi levado para, entre outros, o SESC Pompéia, a Sala Baden Powell, Circuito Rio e São Paulo de Livrarias Saraiva e FNAC, Armazém Digital Leblon, Espaço Casas Casadas e Teatro Café Pequeno Leblon.
Atualmente (2009) está em fase de gravação do seu terceiro CD, o Entrenós, um disco só de duetos. João canta com artistas como Edu Krieger, Fred Martins, Ana Costa, Suely Mesquita, Fênix, Eliana Printes, Arranco de Varsóvia, Nilze Carvalho & Roberto Menescal, Rita Ribeiro, Patricia Mellodi, Manu Santos, Rubi, Luanda Cozetti.
João Pinheiro
http://saladesom.com.br/loja/artistas/joaopinheiro.html
[youtube]Cys8LvLajDs[/youtube]
[youtube]Cys8LvLajDs[/youtube]
[youtube]wZtS7Blnagk[/youtube]