A banda carioca começou suas atividades ainda nos anos 70, com o nome de Zoo. Sua inspiração no estilo rockabilly – inclusive de roupas e topetes – eram os rocks dos anos 50, de Elvis Presley e Chuck Berry, aos quais imprimiram uma dose de humor e malícia.
Como João Penca & Seus Miquinhos Amestrados apareceram em 1982, acompanhando o cantor Eduardo Dusek no disco Cantando no Banheiro (da música Rock da Cachorra). Pouco depois, teriam duas perdas: o tecladista Cláudio Killer, que morreu num acidente, e o cantor e compositor Léo Jaime, que saiu em carreira solo.
O primeiro disco da banda, Os Maiores Sucessos de João Penca & Seus Miquinhos Amestrados saiu em 1983 e destacaram-se Psicodelismo em Ipanema e Telma, Eu Não Sou Gay, versão debochada de Tell Me Once Again (do grupo brasileiro Light Reflections), cantada por Ney Matogrosso.
Lançada com êxito em compacto em 1985, a música Pop Star antecipou o segundo LP do João, OK My Gay. A banda seguiria, sempre com o trio de vocalistas Selvagem Big Abreu, Bob Gallo e Avelar Love. Lançaria mais quatro discos: Além da Alienação (1988), Sucesso do Inconsciente (1989, dos sucessos SOS Miquinhos e Matinê no Rian), Cem Anos de Rock’n’Roll (1990) e A Festa dos Micos (1993).
João Penca e seus miquinhos amestrados
[youtube]FxCXtgopfvo[/youtube]
[youtube]RUw_-JkL2fs[/youtube]
[youtube]nZMegk06TOE[/youtube]
[youtube]dA_6m5iWbAY[/youtube]
[youtube]RbAZXkgyY5s[/youtube]
[youtube]_TwOdVQUnEU[/youtube]