Ion Muniz

Neto de Maria Muniz, atriz e personagem exponencial da radiofonia carioca, que durante décadas atuou como produtora e apresentadora nas Rádios Globo e MEC, além de apresentadora da TV Tupi.

Teve como professores, entre outros, Cláudio Santoro (composição e regência), Yullo Brandão (estética), Rogério Duprat (harmonia) e Damiano Cozzela (percepção). Cursou o 1º ano de música da UNB sob a orientação dos mesmos professores.

Obteve o Status de Master of Arts, lecionando na Sibelius Akatemia, em Helsinki (Finlândia). Participou do Conselho Administrativo e Pedagógico do Departamento de Jazz da mesma universidade.

Sua formação inclui cursos de harmonia (com César Guerra Peixe) e percepção (com Ester Scliar), nos Seminários de Música Pró-Arte, em 1966 e 1967, aulas de sax (com Paulo Moura), no mesmo período, aulas com o compositor Ernest Widmer (análise do cenário da música contemporânea) e Walter Smetak (instrumentos exóticos e improvisação, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto), em 1971, e aulas de técnicas de embocadura e emissão de som do saxofone (com Joe Allard, do New England Conservatory), em 1979.

Começou suas primeiras exibições públicas nas reuniões do Clube de Jazz e Bossa, apresentadas pelo crítico Ricardo Cravo Albin, realizadas aos sábados, entre 17:00 e 21:00 horas, em várias boates cariocas.

Iniciou sua carreira profissional em 1967, como integrante do Sexteto Vítor Assis Brasil.

Dois anos depois, participou do programa “Jovem Guarda”, tocando e escrevendo arranjos para Erasmo Carlos e Wanderléa, entre outros artistas ligados ao movimento. Ainda em 1969, passou a integrar o Quarteto Edison Machado, com o qual realizou temporada de shows no Teatro Opinião, ao lado de Clementina de Jesus e Martinho da Vila.

http://www.dicionariompb.com.br/ion-muniz

– Ion Muniz por Kiko Continentino


Ion Muniz

[youtube]5i9zMKtw0zM[/youtube]
[myspace]58191147[/myspace]