Harry Truman

Truman lutou na Primeira Guerra Mundial e em 1922 entrou para o Partido Democrata, tendo sido eleito senador em 1934 e 1940. Em 1944, concorreu à eleição como Vice-Presidente com Franklin D. Roosevelt e a 7 de novembro foram eleitos. Com a morte de Roosevelt, em 12 de abril de 1945, Truman assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um dos principais responsáveis pelo lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki.

De 17 de julho a 2 de agosto de 1945 participou juntamente com Stalin e Churchill da Conferência de Potsdam, onde dividiram a Alemanha e Berlim, criando assim a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental, assim como a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental.

Harry Truman, em agosto de 1945, autorizou o bombardeio com armas de destruição em massa (bombas atômicas) sobre Hiroshima e Nagasaki, matando quase 200 mil civis inocentes, muitos carbonizados ou até mesmo vaporizados. Uma das razões para o lançamento das bombas era que as cidades, eram, na realidade, portos armados. Um ataque ocorrendo alí, impediria a defesa japonesa.

Em junho de 1947, autorizado pelo Congresso, o Presidente americano criou a CIA e impôs o Plano Marshall e a Doutrina Truman para recuperar a Europa e impedir a expansão do comunismo, através da ajuda econômica e militar aos governos reacionários de países cujos círculos dominantes estavam ameaçados por revoluções de esquerda ou mesmo nacionalistas, dando início à Guerra Fria.

Truman foi reeleito Presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro de 1948. Em 25 de junho de 1950, a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul para reunificar a Nação.

Os Estados Unidos financiaram a Coréia do Sul e intervieram no conflito chamado de Guerra da Coréia, no ocidente. A China entrou na guerra.

Em 1952, o Presidente americano e o Congresso instituíram o Comitê de Investigações das Atividades Anti-Americanas, comandado pelo Senador Joseph MacCarthy, no episódio conhecido como “Caça às Bruxas”; um movimento de delação e perseguição à colaboradores do comunismo.

Os “anos dourados” iniciavam uma forte influência da propaganda e do capital ocidental para fazer frente à chamada “cortina de ferro”.

Harry Truman, em 1953, terminando seu mandato Presidencial, retirou-se da política.


Harry Truman