Esgoto

 

Após receber milhares de comentários sobre a crise hídrica, da água potável no Brasil, resolvi dar meu pitaco sobre o tema, especialmente por que percebo uma bela manipulação da opinião pública sobre o assunto, com reprodução a exaustão de opiniões que não falam o cerne da questão.Vamos iniciar fazendo contas.

Em minha conta de água pago em cima de seu valor total metade deste como taxa de esgoto. Assim se pago 100 reais de conta de água, 50 reais referem se a taxa de esgoto. Moro e trabalho no mesmo local em um setor de classe média. Se no bairro/setor em que moro todas as casas pagassem o mesmo valor teríamos a cifra aproximada de 500 mil reais/mês em apenas um bairro. Uma cidade como Goiânia teria uma arrecadação aproximada de 8 milhões mensais. Detalhe que estou fazendo contas sem números exatos, sendo esta arrecadação maior que a que fiz estimadamente. Tudo vai para empresas públicas que cobram, multam e que impõe ao cidadão estes valores.

Porém você, eu e toda sociedade pagamos por um serviço que não é cumprido há décadas. O esgoto é coletado mas não é tratado em quase todo território nacional. Na falácia dos políticos existe o discurso de que nosso esgoto é tratado, que existem obras sendo feitas, mas na prática basta chegar perto de um rio que rapidamente é perceptível que não existe tratamento do esgoto urbano. O dinheiro arrecadado, cobrado e que nós pagamos é desviado para outros fins. Obras são superfaturadas, empreiteiras lucram muito, políticos enriquecem e a verba com um fim específico some entre o nada e lugar nenhum.

Isto atinge municípios, estados e a nação como um todo. A água que poderia ser tratada e voltar a natureza potável é desperdiçada.

Um algo indizível surge desta realidade que se multiplica em várias frentes. Quantos impostos não são por aqui desviados de seu fim específico? Para que serve o judiciário? Para que existe o código de defesa do consumidor? Hoje a máquina pública é especialista em cobrar, extremamente ágil e punitiva contra o cidadão. Mas quem a pune quando desvia quando torna a corrupção parte de sua estrutura operacional? Psicologicamente vivemos uma era na qual existe a certeza da impunidade junto ao crime organizado em especial quando ele está presente à estrutura política. Algo que sobrevive em nosso imaginário e que nos envolve entre a apatia, raiva e a alienação.

A crise política gerada pelo problema da água não é regional ou estadual mas de todo Brasil. Reflete ainda todo desmatamento recorde feito nos últimos anos após a reforma florestal com o descumprimento de todos os tratados internacionais assinados na última década. O problema não é falta de chuva mas nossa política e políticos sua falta de planejamento e os desvios bilionários, nosso esgoto!