Dinho Nascimento

Percussionista, cantor, compositor, capoeirista nascido em Salvador (Bahia) e radicado em São Paulo.

Dinho Nascimento é um artista que acrescenta novas concepções à música popular – como mostram seus cds “Berimbau Blues” (Prêmio Sharp em 1997), “Gongolô” e o recente “Ser-Hum-Mano”.

O mestre “Dinho” recolhe o samba-de-roda, o afoxé, o maracatu, a capoeira, o maculelê, o coco, a salsa, o rap, o blues, o reggae, o techno, e mistura tudo com instrumentos inusitados, tais como o berimbau, xequerê, kalimba, tambor de língua, ntama (talk drum) e berimbau de boca, em um criativo e envolvente show musical: “Ser-Hum-Mano” (nome de seu último cd), acompanhado por cinco músicos: três percussionistas, um violonista e uma vocalista. No repertório constam algumas músicas autorais e outros clássicos do cancioneiro popular.

Dinho Nascimento já realizou e realiza várias ações de cunho sócio-educacional-cultural junto à “Comunidade do Morro do Querosene” (São Paulo). Com as lições de “Dinho”, as crianças aprendem a construir e tocar seus próprios berimbaus. Suas várias atividades estão presentes na orientação do grupo de percussão “Batuquerô”, direção do “Batucada de Bambas” e coordenação das “Oficinas de Rua” e “Rodas de Capoeira”, nos eventos: “Festividades do Bumba Meu Boi” e da “Semana da Consciência Negra”. Hoje é um dos diretores do “Projeto Treme-Terra” (patrocinado pela Petrobrás).

No Brasil – acompanhou e participou de gravações dos artistas: João Donato, Tom Zé, Pena Branca & Xavantinho, Renato Teixeira, Zé Ketti, Walter Franco, Inezita Barroso, João Bá, Vidal França, Batatinha, Clementina de Jesus, Alcione, Banda de Pífanos de Caruaru, O Terço, Berimbrown, Luís Wagner, Renato Borguetti, Osvaldinho da Cuíca, Marcos Suzano, Marlui Miranda, Tetê Espíndola, Lumumba, Tião Carvalho e Banda Moxotó. No cenário da música internacional – tocou com Bill Close e Kewin Welch.

Criou a trilha sonora dos espetáculos de dança de vários coreógrafos, entre eles: Maria Duschenes, Ioshi Morimoto, Clive Thompson, Klaus Viana, Júlio Vilan, Célia Gouveia, Sônia Mota, Lia Robato, Denilton Gomes, Solange Arruda, Maria Mommenhson e Pitanga. Suas músicas tornaram-se trilhas musicais de vários documentários apresentados na televisão. No cinema – a musicalidade de Dinho Nascimento – sensibilizou os cineastas Laís Bodansky, Luís Bolognesi, Hermano Penna, José Araripe e Renato Rizadinha.

http://www.myspace.com/dinhonascimento

http://www.dinhonascimento.com.br/


Dinho Nascimento

[youtube]2sFkoXyNEY8[/youtube]
[youtube]iRiuYkE3cBA[/youtube]
[youtube]t9A31TOLhBA[/youtube]
[youtube]p6mowQeoGPM[/youtube]