Liderança é a habilidade de inspirar e provocar
as pessoas a fazer acontecer.
Essa é a definição a que cheguei após observar alguns líderes em ação, procurar nos dicionários, no trabalho dos grandes estudiosos do tema, misturar às minhas reflexões e levar ao forno. Não sei se é a definição ideal, mas ela me satisfaz. Acho legal começar destrinchando-a do jeito que minha mãe fazia com aquele frango assado, lá em Bauru. Vamos lá.
LIDERANÇA: Esse é um atributo que pode ser desenvolvido. Não vejo a liderança como um dom, algo herdado ou mágico. Tampouco como uma coisa só; existem diferentes formas de liderança. Mais importante ainda: a liderança é um atributo do contexto. Perdido na selva amazônica sem comida e água, você quer ter como líder um experiente executivo poliglota de Wall Street ou um experiente índio analfabeto? Pois é.
HABILIDADE: É o grau de competência, aptidão, capacidade com que um indivíduo persegue determinado objetivo. Pode ser aprendida, desenvolvida, treinada.
INSPIRAR: Muita gente acredita que inspirar e motivar as pessoas é a mesma coisa. Não é. Diz o grande palestrante norte-americano Zig Zaglar que Motivação é como banho. Não dura. Por isso temos de tomá-lo todo dia!. A inspiração é mais que isso. Inspiração é uma força interior que não precisa de um empurrão diário. Inspirar é algo espiritual, tem a ver com a capacidade de conexão ? eu diria até que de contaminação ? entre as pessoas.
PROVOCAR: Neste caso é mexer com os brios, causar incômodo. Provocar é fazer com que as pessoas se importem, sintam-se desafiadas a fazer acontecer. Provocar é tirar as pessoas da indiferença.
FAZER ACONTECER: Sair da inércia, terminar o que se começa, praticar uma ação, tirar a bunda da cadeira, causar a diferença, provocar uma mudança… AGIR!
Viu só? Liderança é a habilidade de inspirar e provocar as pessoas a fazer acontecer.
Nesse contexto, liderança é mais que dar ordens. É mais que dar exemplos. É mais que orientar. É mais que motivar. É mais que intimidar. É mais que ensinar. Liderança é saber liberar conscientemente uma força interior que contagia as pessoas.
Pois bem, o texto acima faz parte da abertura de meu livro DIÁRIO DE UM LÍDER, que já está à venda nas livrarias. Mas só nas boas livrarias. Se você quiser saber mais, degustar o livro e ler comentários, acesse aqui:
[fcomment]