D’Alembert

alt

Jean le Rond d’Alembert (Paris, 16 de novembro de 1717- Paris, 29 de outubro de 1783) foi um filósofo, matemático e físico francês, que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.

Era escritor, filósofo e matemático, autor dos livros Discours préliminaire de l’Encyclopédie, Elogios acadêmicos e Tratado de dinâmica.

Suas pesquisas em física eram relacionaram-se à mecânica racional; princípio fundamental da dinâmica; problema dos três corpos; cordas vibrantes e hidrodinâmica.

Em matemática estudou as equações com derivadas parciais; equações diferenciais ordinárias; definiu a noção de limite; inventou um critério de convergência das séries; demonstrou o teorema fundamental da álgebra, que afirma ter toda equação algébrica pelo menos uma raiz real ou imaginária (teorema de D’Alembert-Gauss).

D’Alembert foi o primeiro a chegar a uma solução para o extraordinário problema da precessão dos equinócios. Seu trabalho principal puramente matemático, foi sobre equações parcialmente diferenciais, particularmente em conexão com correntes vibratórias.

Disse a frase: “A Morte é um bem para todos os homens; É como a noite desse dia inquieto que se chama vida”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_d’Alembert

http://educacao.uol.com.br/biografias/jean-le-rond-dalembert.jhtm