Custódio Mesquita de Pinheiro, ou apenas Custódio Mesquita, (Rio de Janeiro, 25 de abril de 1910 – Rio de Janeiro, 13 de março de 1945) foi um compositor, pianista e regente brasileiro.
Nasceu no bairro das Laranjeiras de família de classe média alta, aprendeu as primeiras noções de música com a mãe. Seu pai, Raul Cândido de Pinheiro, tocava piano, e lhe ensinou os primeiros acordes. Estudou com o professor Luciano Gallet, que lhe ministrou aulas durante pouco tempo pois o menino só gostava de tocar de ouvido. Estudou depois com o professor Otaviano Gonçalves.
Muito indisciplinado foi colocado pela mãe para ser escoteiro no Fluminense Futebol Clube, onde se tornou tocador de tambor. Ficou pouco tempo como escoteiro, mas dessa experiência passou a se interessar pela bateria a qual aprendeu a tocar tanto quanto o piano.
Estudou no Liceu Francês, no Flamengo chegando apenas até a terceira série do antigo curso ginasial. Ainda estudante, começou a tocar bateria no conjunto que se apresentava no cinema Central.
Entre 1935 e 1937, foi subsecretário a Sbat e em 1945, foi eleito conselheiro dessa entidade, a que estava filiado desde 1933. Não chegou, porém, a tomar posse do cargo porque morreria de crise hepática. Considerado pela imprensa e pelos fans um galã, sempre perfeitamente vestido e penteado, foi uma das principais figuras românticas da era de ouro da radiofonia e dos discos.
http://www.dicionariompb.com.br/custodio-mesquita
http://va.mu/Euvb – Custódio Mesquita na Collector’s
http://va.mu/Euvn – Custódio Mesquita na Velhos Amigos
Custódio Mesquita