CONSELHOS
Luciano Pires
Outro dia um grupo de adolescentes me cercou após uma palestra, querendo que eu lhes desse uns conselhos sobre como ser bem sucedidos nas carreiras que eles iriam escolher. É uma situação de alta responsabilidade você ter em sua frente cinco pares de olhos curiosos aguardando palavras de orientação. É fácil entrar na onda e dizer que tudo é difícil, tudo é perigoso, tudo é complicado, mas não é esse tipo de conselho que eles precisam. Essas porcarias eles aprendem assistindo TV.
Pensei um pouco e soltei uma série de pensamentos, sem me preocupar em seguir alguma lógica. Talvez alguém ache que eles servem para alguma coisa…
Eu disse o seguinte:
1. Cerque-se de gente INTELIGENTE. Andando com gente burra você se acostuma com a burrice.
2. Fique de olho no seu chefe. Ele tem que ser motivo de inspiração, admiração. Tem que ser motivador tem que te dar prazer de estar com ele. Tem que passar energia, idéias e INTELIGÊNCIA. A pior coisa que você pode ter na vida é um chefe medíocre.
3. Assine revistas que falem de carreira e que te exponham a idéias novas, que não se limitem a contar fatos, mas que tragam artigos de gente que sabe refletir. Idéias novas.
4. Informe-se. Bote no teu micro sites inteligentes, que falem de assuntos atuais com visão crítica. E tente encontrar sites que tenham pontos de vista diferentes. No meu site www.lucianopires.com.br tenho umas dicas de sites interessantes.
5. Leia sobre CONHECIMENTO. Rubem Alves, por exemplo. Seu livro Por uma educação romântica” é um excelente começo.
6. Ouse. Não tenha medo de parecer ridículo ou de errar. Só assim você vai aparecer de forma diferenciada no meio da multidão.
7. Goste do que você faz. Aliás, AME o que você faz.
8. Participe de seminários, palestras, onde haja gente buscando conhecimento.
9. Faça um curso de TEATRO! Algo que te ajude a trabalhar sua forma de se expressar. É impressionante como isso vai te ser útil no futuro.
10. E, acima de tudo, fique indignado. Fique indignado com tudo aquilo que você considera errado, que vai contra seus valores. Mas não pare aí. Manifeste sua indignação, faça com que as pessoas percebam que você está em desacordo.
11. Por fim, leia. Leia, leia, leia. Tome contato com as idéias de outras pessoas através da leitura. Enriqueça seu repertório. Você vai dar valor a isso no futuro.
São dicas singelas. Calcadas na experiência do dia a dia, de quem já tem meio século de vida. Mas nem de longe esgotam o estoque de dicas sobre a vida.
Não sei quantos anos você tem, mas sugiro que experimente também fazer sua lista de dicas.
Você vai se surpreender ao se descobrir aprendendo com o que já sabe…