Fight Club, em português, Clube da Luta, é um filme norte-americano de 1999, do gênero drama, dirigido por David Fincher.
Sua trilha sonora foi composta pelos Dust Brothers. O filme é baseado em romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996.
O filme é protagonizado por Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter. Norton representa o protagonista anônimo, um “homem comum” que está descontente com o seu trabalho de classe média na sociedade Americana. Ele forma um “clube de combate” com o vendedor de sabonetes Tyler Durden, representado por Pitt, e se envolve com uma mulher dissoluta, Marla Singer, representada por Carter.
Os direitos do romance de Palahniuk foram adquiridos pela produtora da 20th Century Fox Laura Ziskin, que contratou Jim Uhls para escrever a adaptação do filme. Fincher foi um de quatro diretores considerados; foi eventualmente contratado devido ao seu entusiasmo pelo filme. Fincher desenvolveu o roteiro com Uhls.
O diretor e o elenco compararam o filme a Fúria de viver (1955) e A primeira noite (1967). A intenção de Fincher com a violência de Fight Club foi a de servir como metáfora ao conflito entre uma geração de pessoas jovens e o sistema de valores da publicidade. O realizador copiou o tom homoerótico do romance de Palahniuk para manter a audiência desconfortável e desviar a atenção da surpresa do final do enredo.
Executivos do estúdio de cinema não gostaram do filme, e reestruturaram a campanha de marketing intencionada por Fincher para reduzir as perdas antecipadas.
Fight Club não atingiu as expectativas do estúdio nas bilheteiras, e recebeu reações polarizadas dos críticos. Foi citado com um dos filmes mais controversos e falados de 1999. O The Guardian viu-o como um prenúncio de mudança da vida política americana, e descreveu o seu estilo visual como inovador.
O filme tornou-se mais tarde um sucesso comercial com o lançamento do DVD, que estabeleceu Fight Club como cult.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fight_Club
http://www.foxmovies.com/fightclub – em inglês
http://www.cinepop.com.br/criticas/clubedaluta.htm
[youtube]acxGxPlxfZY[/youtube]