Em pouco tempo Clarence já havia conquistado vários clientes e, em 1905, fundou a Universal Joint Manufacturing Company. Em 1909, Clarence mudou o nome da empresa para Spicer Manufacturing Company.
Em 1914, Charles Dana, um advogado de Nova Iorque, passou a ajudar Clarence administrativamente e, dois anos depois, passou a ser presidente e tesoureiro. Ainda em 1915 a empresa mudou sua operações para uma complexo maior, localizado em South Plainfield (Nova Jersey). Em 1919, a Dana adquiriu a Parish Pressed Steel Company e a Salisbury Axle Company e pode incrementar sua produção cm novos componentes. Em 1928, a empresa novamente mudou seu local de operações, desta vez para Toledo, em Ohio, e no ano seguinte a Dana expandiu suas atividades para o Canadá adquirindo parte da Hayes Wheels and Forgings Ltd. Nesse mesmo ano a empresa fez uma nova aquisição nos EUA comprando a Brown-Lipe Gear Company do estado de Nova Iorque.
Em novembro de 1939 Clarence Spicer faleceu, Charles Dana continuou no comando da empresa e, em 1946, renomeou a empresa como Dana Corporation. Nesse período a empresa já contratava aproximadamente 10 mil pessoas e havia feito outra aquisição, a Atlas Drop Forge Company (depois chamada de Atlas Division).
Em 1948, Ricardo Albarus do Brasil fundou a Albarus, que foi comprada pela Dana em 1957 (e posteriormente chamada de Dana Albarus), e Charles Dana passa a ser chairman (presidente) da empresa. A empresa continuou a adquirir empresas e expandir seu negócios no exterior.
Em 1975, Charles Dana faleceu e três anos depois a empresa alcançou, pela primeira vez, mais de US$ 2 bilhões em vendas. Em menos de uma década depois, em 1987, a empresa já alcançava mais de US$ 4 bilhões em vendas. Na década de 1990, a empresa fez mais algumas aquisições e bateu ser recorde mundial de vendas com um montante de US$ 6,6 bilhões.
A Dana emprega 46 mil pessoas em 28 países e obteve US$ 9,1 bilhões em vendas em 2004. No Brasil mantém 21 unidades industriais e 2 Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 4,2 mil empregados e vendas anuais da ordem de R$ 1,2 bilhões.
A empresa aparece na publicação das Melhores e Maiores da Revista Exame (2004) no 13o lugar entre as melhores do setor automotivo brasileiro, em 8o lugar entre as que mais cresceram no setor, em 9o entre aquelas que mais conquistaram mercado, em 8o em liquidez e em 4o entre as empresas que mais criaram riqueza por empregado. A empresa aparece, ainda, na publicação no 85o lugar entre as maiores empresas da Região Sul e em 10º em liquidez entre as indústrias.
Clarence Spicer