Cascatinha e Inhana
Cascatinha & Inhana foi uma dupla sertaneja formada por Francisco dos Santos (Araraquara, SP, 20 de abril de 1919 – São José do Rio Preto, SP, 14 de março de 1996) e Ana Eufrosina da Silva (Araras, SP, 28 de março de 1923 – São Paulo, SP, 11 de junho de 1981).
Marido e esposa, juntos formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Suas mais famosas músicas foram Índia(1952) que os levou a um grande sucesso, Meu Primeiro Amor (também de 1952) e Colcha de Retalhos(1959).
Segundo Francisco dos Santos, o Cascatinha, em um programa do Viola Minha Viola, foi escolhido este nome para a dupla, pois seu apelido na juventude era justamente Cascatinha, e quanto à sua esposa Ana, “inhá” era uma forma de tratamento de respeito dado às mulheres, daí Inhana.
O apelido “Cascatinha” vem de quando Francisco morou na Fazenda Cascata, localizada no município de Garça-SP
Segundo palavras do próprio Cascatinha ao famoso apresentador Moraes Sarmento, seu nome artístico foi herança de infância, quando então fugia das aulas do colégio em Garça/SP e ia se banhar na cachoeira conhecida como Cascatinha. Além do apelido “Cascatinha” ele também era conhecido no meio escolar por “Chico Bandido”, em razão das brincadeiras de bandido e ladrão com os demais amigos de infância.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascatinha_&_Inhana
http://www.dicionariompb.com.br/cascatinha-e-inhana
http://www.lastfm.com.br/music/Cascatinha+e+Inhana
[youtube]OJa1YtmmNVE[/youtube]
[youtube]Yb-JhV7sDNQ[/youtube]
[youtube]9A-ikkH-9Mg[/youytube]