Cafezinho 40 – Sociopatas

Você já ouviu falar em Transtorno de Personalidade Antissocial?

Pessoas com transtorno de personalidade antissocial desconsideram o que é certo ou errado. Usam mentiras e fraudes para explorar os outros. Usam charme ou sagacidade para manipular os outros. Demonstram egocentrismo, senso de superioridade, vaidade e exibicionismo. Têm dificuldades recorrentes de seguir regras e por isso constantemente têm problemas com a lei. Apresentam hostilidade, irritabilidade significativa, agitação, impulsividade, agressão ou violência. Não têm empatia com as outras pessoas e nem sentem remorso por prejudicar os outros. Apresentam comportamento irresponsável no trabalho. Têm imensa dificuldade de aprender com as consequências negativas de seu comportamento. Têm imensa dificuldade em se desculpar por seus erros.

Há um termo coloquial para designar quem sofre do Transtorno de Personalidade Antissocial: sociopata.

Como toda doença mental, a sociopatia tem um espectro: existem níveis de sociopatia. Diferente de outras doenças que envolvem depressão ou ansiedade, a sociopatia é caracterizada mais pelo sofrimento que ela impõe a outras pessoas do que ao indivíduo que apresenta a doença. Crueldade, agressões verbais, manipulação e, em casos extremos, violência física.

Embora sociopatas sejam diferentes dos psicopatas, pois são capazes de se relacionar com outras pessoas e têm sentimentos, ambos estão perigosamente próximos. Todo psicopata é um sociopata, mas um sociopata não é necessariamente um psicopata.

Muito bem, acho que com essa explicação fica mais fácil você entender certas personagens que não saem dos jornais, rádios e televisões nestes dias intensos, não é?

__________________________________

Receba o Cafezinho em seu WhatsApp: bit.ly/querocafezinho
Feed do Cafezinho: http://feed.portalcafebrasil.com.br/tools/cafezinho.xml
Para iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/cafezinho-caf%C3%A9-brasil/id1281343582?mt=2