Cafezinho 38 – A agarra

Quando fiz escalada em rocha, sempre me fascinou a agarra, uma saliência, muitas vezes minúscula, que dá apoio a um dedo só, permitindo segurança na escalada. Uma agarra não garante a escalada, mas serve para que a gente não caia.

Eu tinha um amigo que inventava histórias. Ele conhecia todo mundo celebridades, autoridades, já tinha viajado pra todo lado, vivia as experiências mais interessantes, era capaz de contar um caso fantástico em cada reunião. Ele tinha uma técnica infalível, suas histórias, por mais inverossímeis, sempre traziam um fundinho de verdade. Uma evidência aqui, outra ali… Suspeitávamos que ele estava mentindo, mas vez ou outra aparecia a tal da evidência. Vivia nos deixando na dúvida. Ele sempre tinha uma agarra. Por muito tempo relevamos esse comportamento, afinal ele era divertido, amigável, popular. Que mal poderia fazer?  Só percebi a gravidade do problema quando saquei que meu amigo acreditava nas fantasias que criava.

Estamos vivendo isso hoje. Olhe os julgamentos que vêm por aí. Nenhuma contraprova precisa ser inquestionável, os recibos não precisam ser verdadeiros, as histórias não precisam ser verossímeis, as desculpas dos advogados são esfarrapadas, mas não importa!  Importa plantar uma dúvida. Uma agarra. Olhe para os grandes acontecimentos, do assassinato de Kennedy ao ataque às Torres Gêmeas. Do ET de Varginha ao helicóptero com coca à queda do avião do Teori. Basta implantar uma dúvida, uma agarra… e pronto! A verdade deixa de existir, agora o que temos é uma versão dela. E os culpados se beneficiam da dúvida.

Portanto, não acredite na conversa desses advogados. Eles não querem a verdade. Só querem uma agarra.

____________________________________

Para assinar o Cafezinho:

No WhatsApp: bit.ly/querocafezinho

Feed do Cafezinho: http://feed.portalcafebrasil.com.br/tools/cafezinho.xml

Para iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/cafezinho-caf%C3%A9-brasil/id1281343582?mt=2