Café Brasil Curto 19 – Mudar por discurso?

Ah, o Brasil sempre foi assim, não vai mudar. Que coisa! Por que é tão difícil mudar? Mudanças só acontecem quando a crise que sofremos for maior que a dor de uma nova solução.

Por que Temer não vai cair? Porque o povo sabe que a solução vai doer mais. Tira Temer entra Rodrigo Maia… Cara, dói só de pensar. Essa solução dolorosa faz com que ninguém vá às ruas para tirar Temer. Ruim com ele, pior sem ele.

Há quem jure que a mudança é difícil pois as pessoas têm medo da mudança. Não. As pessoas têm medo do desconhecido, do que pode acontecer com elas em razão da mudança. Olhe aí a discussão em torno das Reformas Trabalhista e da Previdência. Todo mundo quer reformas, mas os que se sentem ameaçados de perder seus privilégios berram a tragédia que acontecerá se a reforma for implementada: você não vai mais ter férias, não vai ter hora de almoço, não vai ter fundo de garantia, não vai ter aumento de salário, sua mulher grávida vai trabalhar dentro de um forno… úúúúúúúúu. Usam o medo da consequência das mudanças para impedir as mudanças.

Já se disse muito por aí: as pessoas não mudam quando veem a luz, só mudam quando sentem o calor. O brasileiro não vai mudar por discurso, pelo blábláblá das mídias sociais ou a conversa mole da imprensa ou de grupinhos de pressão. Vai mudar pela ruptura, pelo calor, pela dor. Quer ver como é? Olhe pra Venezuela. Quantos corpos, quanto sangue falta para que eles saiam da luz para o calor? Nós aqui não precisamos chegar a tanto.

Basta que eu, você, ele e ela aí do seu lado saiamos das trevas. Aceitemos a luz. E paremos com essa bobagem do sempre foi assim.

É por isso que tem de mudar.