Belmonte

alt
Belmonte

Pascoal Toradelli (Barra Bonita, 2 de novembro de 1937 – Santa Cruz das Palmeiras, 9 de setembro de 1972) conhecido com o nome artístico de Belmonte, foi um cantor e compositor de músicas sertanejas, brasileiro.

Com 16 anos, Belomonte já procurava ser um grande cantor. Aos 18 anos, conheceu o cantor Belmiro com quem iria fazer uma dupla, gravando seu primeiro disco: Aquela Mulher.

Em 1966, Belmonte conheceu Amaraí e gravou seu disco de maior sucesso: Saudade da Minha Terra. O único problema é que a dupla tinha personalidades muito diferentes, o que acabou provocando muitas brigas e desentendimentos. Em 1970, Belmonte chegou a gravar um disco solo mas a dupla acabou voltando e gravando mais cinco discos de sucesso. Quando a dupla recomeçou Belmonte havia composto a música Cavalinho de Pau e Amaraí havia composto Te Amarei Toda Vida, e com suas vozes inigualáveis as duas canções haviam se tornado dois grandes sucessos

Aos 34 anos, Belmonte sofreu um acidente automobilístico na cidade de Santa Cruz das Palmeiras que o matou. Belmonte havia terminado de sair de um show que havia feito em São Paulo e viajou durante toda a noite com destino à Barra Bonita, sua cidade natal. No entanto, Belmonte dormiu ao volante, e ao amanhecer, seu carro se chocou contra uma ponte na entrada da cidade de Santa Cruz das Palmeiras. Belmonte foi levado ao hospital mais próximo, porém, não sobreviveu, devido à gravidade dos ferimentos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pascoal_Todarelli

http://www.dicionariompb.com.br/belmonte-e-amarai/