
Bebu Silvetti
Juan Fernando Silvetti Adorno (27 de março, 1944 – 5 de Julho de 2003), conhecido profissionalmente como Bebu Silvetti ou simplesmente Silvetti, foi um argentino pianista , compositor , arranjador e produtor musical .
Popularmente conhecido com o instrumental disco hit Spring Rain, Silvetti também foi um sucesso, premiado com o Grammy de produtor de uma grande variedade de artistas da música latina e internacional.
Silvetti nasceu na cidade de Quilmes, Argentina, localizada na província de Buenos Aires, cerca de 17 quilômetros da cidade capital Buenos Aires.
Ele começou sua educação no piano com seis anos. Durante sua adolescência, formou o seu próprio quarteto de jazz e alguns outros grupos musicais.
Aos 21 anos, deixou a Argentina para ir à Espanha onde permaneceu alguns anos trabalhando como pianista em alguns dos clubes de jazz mais populares da época.
No início dos anos 1970, mudou-se para o México e começou a arranjar e compor. Após o seu regresso à Espanha alguns anos mais tarde, gravou seu primeiro álbum , que continha o hit, Spring Rain (Lluvia Di Primavera).
Outros álbuns se seguiram. Silvetti voltou para o México no final de 1970, onde continuou arranjar, compor e produzir a maioria de outros artistas. Depois de uma temporada trabalhando em Los Angeles, Califórnia , ele finalmente se estabeleceu em Miami, Florida, onde produziu, arranjou e compôs para uma ampla variedade de artistas latinos e internacionais.
Durante sua carreira, Silvetti trabalhou com artistas como Plácido Domingo, Luis Miguel, Paul Anka, Engelbert Humperdinck, Vicki Carr, Roberto Carlos (cantor), Rocío Dúrcal, Rocío Jurado, Jerry Rivera, Tamara, Los Kjarkas, Paul Anka, Daniela Romo, Armando Manzanero, Jose Luis Perales, Daniel Barenboim, Nazareno Andorno, Juan Gabriel, Maggie Carles, Los Nocheros, Marco Antonio Solís, Ricardo Montaner, Paloma San Basilio e Raúl di Blasio.
Silvetti alcançou muitos sucessos e prêmios ao longo de sua longa e prolífica carreira. Em 2003, Silvetti ganhou o Grammy Latino de Produtor do Ano.
Em 2002, ele recebeu a Billboard Producer of the Year Award. Em 2001, ele liderou a final do Billboard Hot Latin Tracks Produtor Gráfico.
Bebu Silvetti morreu em sua casa em Coral Gables, Flórida, na idade de 59 anos de insuficiência respiratória causada por complicações decorrentes de câncer de pulmão. Compôs mais de 600 músicas, 200 TV e rádio, e uma série de filmes e trilhas sonoras de TV.
http://en.wikipedia.org/wiki/Bebu_Silvetti em inglês
http://www.lastfm.com.br/music/Bebu+Silvetti
[youtube]Yck57z503KY[/youtube]
[youtube]GrGjJ2JJjg4[/youtube]
