Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um advogado e político dos Estados Unidos, o 44º e atual presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009, e ganhador do Nobel da Paz de 2009. Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos em 7 de novembro de 2012.
Até então, era senador pelo estado de Illinois. Obama foi o primeiro negro (afro-americano no contexto estadunidense) a ser eleito presidente dos Estados Unidos. Foi também o único senador afro-americano na legislatura anterior. Barack Obama também é canhoto, assim como alguns presidentes dos Estados Unidos como: Gerald Ford, Ronald Reagan, George H. W. Bush e Bill Clinton.
Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review. Ele também atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Órgão integrante da Assembleia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000. Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.
Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após a vitória na eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convenção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos. Em 4 de janeiro de 2005 assumiu o mandato, onde permaneceu até 2008.
Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o Leste Europeu, o Oriente Médio e África.
Na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviço. Recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2009.
Em 2004, após vencer a eleição para o Senado em Illinois, ele foi convidado para fazer um discurso na Convenção Nacional Democrata daquele ano, e com isso recebeu atenção nacional da mídia. Em 2007, ele começou sua campanha para a presidência e em 2008, depois de uma apertada disputa nas primárias do partido com a também senadora Hillary Clinton, ele conseguiu apoio suficiente para ganhar a nomeação do Partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos. Ele então derrotou o candidato republicano John McCain nas eleições gerais de 2008 e então foi empossado como presidente em 20 de janeiro de 2009. Em novembro de 2012, ele foi re-eleito presidente, derrotando o republicano Mitt Romney.
Durante seu primeiro mandato, Obama assinou várias propostas de estimulo econômico em resposta a recessão que assolou os Estados Unidos entre 2007 e 2009, através dos projetos de lei American Recovery and Reinvestment Act de 2009 e também sancionou leis de corte de impostos para a classe média e de criação de empregos em 2010.
Ele também assinou um projeto de lei que universalizava a saúde pública americana, projeto este que passou a ser chamado de Obamacare.
Ele também assinou um projeto de lei que repelia o “Don’t Ask, Don’t Tell”, politica em vigor nas Forças Armadas dos Estados Unidos que impedia que homossexuais assumidos de servirem no exército.
Na politica externa, Obama ordenou o fim do envolvimento americano na Guerra do Iraque, aumentou a quatidade de tropas americanas no Afeganistão (em 2010 anúnciou que iria remover todas as unidades de combate americanas daquele país até o fim de 2014), assinou tratados de controle de armas com a Rússia, autorizou uma intervenção armada na Guerra Civil Líbia e ordenou uma operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden.
Em maio de 2012, ele se tornou o primeiro presidente americano, ainda no cargo, a apoiar publicamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama
http://www.barackobama.com/ – em inglês
http://www.barack-obama.tv/ – em inglês
https://twitter.com/BarackObama
http://www.whitehouse.gov/administration/president-obama – em inglês