Allah

Alá ou Allah é a palavra utilizada no árabe para designar Deus.

Embora o termo seja mais conhecido no Ocidente devido ao seu uso pelos muçulmanos, é utilizada pelos falantes do árabe de todas as fés abraâmicas, incluindo judeus e cristãos, para se referir à mesma divindade monoteística. O termo também era utilizado pelos habitantes pagãos politeístas de Meca (na atual Arábia Saudita) como referência a um deus criador, possivelmente a divindade suprema na Arábia pré-islâmica.

Os conceitos associados com o termo Alá (como divindade) são diferentes entre as diversas tradições.
Na Arábia pré-islâmica Allah não era considerada a única divindade, e tinha companheiras, filhos e filhas – um conceito que o islã revogou de maneira firme e resoluta.

No islamismo, o nome de Alá (Allah) é o nome divino, geral e supremo, para o qual se acredita que todos os nomes divinos se refiram. Alá, na ótica islâmica, é único, a única Divindade, criador do universo e onipotente.

Diferentemente de cristãos e judeus, os muçulmanos não atribuem atributos humanos a Deus, afirmando sua unidade. Dentre seus atributos, existem 99 atributos de Allah mencionados no Alcorão, os quais muitos podem ser também atribuídos a humanos, porém, nota-se que é utilizado o artigo “al” (que significado “o …”) do árabe para cada atributo, afirmando novamente a unicidade de Deus, tais como “O Clemente” (Al-Rahm?n), “O Querido” (Al-‘Az?z), “O Criador” (Al-Kh?liq), entre outros.

O conjunto desses noventa e nove nomes de Alá recebe em árabe o nome de al-asm?’ al-husnà (“os melhores nomes”).

Algumas tradições afirmam que existe um centésimo nome, dessas, muitas acreditam que o centésimo seja o próprio nome de Deus, ou seja, Allah.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alá

http://va.mu/Iplh – Os 99 atributos

alt
Allah em árabe