Fui convidado para uma conversa no Podcast Exponential Talks, falando do impacto da tecnologia na vida da gente. Acabou que ficou um papo legal, viu? … que vou reproduzir neste programa.
Posso entrar?
Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.
E quem vai levar o e-book Me engana que eu gosto é o Eduardo, de São Paulo.
“Olá Luciano, Ciça, Lalá e todos os ouvintes do podcast Café Brasil. Eu sou o Eduardo aqui de São Paulo, hoje eu estou em Itanhaém, num sábado de carnaval e eu vim trazer o meu filho num pronto socorro aqui infantil, porque ele estava com febre. É só uma dor de garganta, espero eu. Eu vim numa UPA aqui de Itanhaém, sem precisar de vim porque felizmente, eu tenho um plano de saúde da minha empresa, eu sou funcionário público, não vou dizer empresa, mas ela atua no ramo logístico e ela também não está muito bem das pernas, não só ela, como toda a estrutura dela.
Mas bom. Estou aqui, tem mais de uma hora e meia, meu filho foi chamado há pouco tempo, demorou muito pra atender, estou vendo dezenas de pessoas aqui. Você chega num lugar desses, o pior de tudo já que não está ruim, que eu sei que tem lugares piores, que o atendimento está pior, que as pessoas nem são atendidas, mas aqui eu estou vendo pessoas machucadas, outras pessoas encostadas na parede, algumas até chorando e eu vejo o descaso, eu vejo como nós somos mal tratados.
Eu comecei a rodar aqui a UPA, na sala de espera tem aquela placa de quem inaugurou, quem fez, tem até o nome da senhora Dilma, o nome do seu Geraldo, tem o nome do seu Marco Aurélio, que eu pesquisei aqui rapidamente, parece que é do PSDB também. E o pessoal pensa que o problema é a Dilma, que é o Geraldo, que é o Dória, que é o Serra, que é o Lula. Não. O problema não está polarizado, está em todos.
Eu estou olhando aqui e como é complicado você ser brasileiro. Lembrando todos os podcasts que você faz sobre política, sobre os nossos direitos, os nossos deveres e como nós brasileiros às vezes aceitamos certas coisas. Não estou vendo ninguém aqui reclamar. Eu fui falar com o rapaz que cuida do acesso. Ele não me tratou mal, tratou muito bem, que eu só perguntei pra ele se ia demorar pra atender e tudo mais. Ele falou: olha, espera, vê com tal pessoa se já vai ser atendido, ele foi muito solícito. Já a pessoa que foi me atender quando eu fui perguntar, não foi tanto. Foi mais ríspida. Isso sabe, o contraste do que está acontecendo é… eu não sei se a pessoa que foi ríspida comigo está num dia ruim. Ou se ela é assim mesmo. Se ela está sobrecarregada.
Eu estou olhando atrás da porta de onde as pessoas são chamadas pra sala do médico, tá cheio também. Eu não estou vendo uma solução rápida. E eu não estou vendo uma solução que venha de cima. Nós estamos com um problema sério de infraestrutura, nós estamos com um problema sério de dinheiro faltando aonde tem que estar. O atendimento para o povo, o dinheiro está enchendo o bolso dos outros.
Olha. Eu vou terminar que minha esposa está vindo com o meu filho ali, esperar pra ver o diagnóstico. Mas, eu fiquei aqui pensando, eu tinha que falar alguma coisa. Vida longa ao Café. Até mais.”
Putz, Eduardo, espero que tudo tenha terminado bem com seu filho. Fiz questão de trazer seu depoimento para este programa para marcar essa dicotomia na qual vivemos. De um lado, as maravilhas da tecnologia criando um mundo novo. De outro o mais básico dos básicos, o trato com os seres humanos, relegado a um segundo ou terceiro plano. O Brasil está se tornando uma espécie de Índia: num extremo a capacidade tecnológica de construir a bomba atômica, e do outro milhões de pessoas sem o básico dos básicos.
Olha, vai ser preciso muito mais que tecnologia para nos tornarmos o país que queremos ser.
Muito bem. O Eduardo receberá um KIT DKT, recheado de produtos PRUDENCE, como géis lubrificantes e preservativos masculino e feminino. PRUDENCE é a marca dos produtos que a DKT distribui como parte de sua missão para conter as doenças sexualmente transmissíveis e contribuir para o controle da natalidade. O que a DKT faz é marketing social e você contribui quando usa produtos Prudence. facebook.com/dktbrasil.
Bem, como hoje estou gravando sozinho, vou eu mesmo.
Na hora do amor, use Prudence.
O Exponential Talks é um projeto nascente de podcast conduzido pelo Arthur Igreja, que é empresário, investidor anjo e professor da FGV.O Arthur vem lá do Paraná para nos ajudar a compreender o impacto que as novas tecnologias têm sobre nossas vidas. E ele procurou a mim, que sou um tiranossauro tecnológico, para uma troca de ideias no piloto de seu Podcast chamado Exponential Talks, que você encontra em arthurigreja.com. Esse Arthur aí tem um h.
Ouçam.
(Como em todos os programas especiais, não teremos a íntegra do texto).
O filme que Luciano Pires menciona no final do programa é este:
https://www.youtube.com/watch?v=DvF1i3BB_zs&feature=youtu.be
Pois é… o mundo sempre mudou, mas nunca nesta velocidade, né? Não dá pra acompanhar, só dá para ficar maravilhado e sonhar com o mundo que meus netos vão encontrar. E manter sempre em perspectiva que se a tecnologia avança nessa velocidade, nossas mentes ficam para trás. E ainda temos de lidar com um pronto socorro lotado, muitas vezes sem condições mínimas de atendimento. E aí você, com seu iPhone 7 Plus Mega Ultra Boga Master desesperado porque não tem gaze…
E é assim então, ao som de Look – a – Here com o Ramswey Lewis trio que vamos saindo na levada do jazz.
Com o antenado Lalá Moreira na técnica, a valvulada Ciça Camargo na produção e eu, que se fosse mais novo seria um nerd, Luciano Pires, na direção e apresentação.
Estiveram conosco o ouvinte Eduardo, Arthur Igreja e o Ramsey Lewis Trio.
O Café Brasil só chega até você porque a Nakata, também resolveu investir nele.
A Nakata, você sabe, é uma das mais importantes marcas de componentes de suspensão do Brasil, fabricando os tradicionais amortecedores HG. E tem uma página no Youtube repleta de informações interessantes para quem gosta de automóveis. Dê uma olhada lá, vale a pena: youtube.com/componentesnakata.
Tudo azul? Tudo Nakata!
Este é o Café Brasil. De onde veio este programa tem muito mais. Visite para ler artigos, para acessar o conteúdo deste podcast, para visitar nossa lojinha no … portalcafebrasil.com.br.
Mande um comentário de voz pelo WhatSapp no 11 96429 4746. E se você está fora do país: 55 11 96429 4746. E também estamos no Telegram, com o grupo Café Brasil.
Venha se juntar a uma turma da pesada na Confraria Café Brasil meu, onde as pessoas se reúnem para trocar ideias de forma educada, compartilhando conhecimento e crescendo juntas! Acesse cafebrasil.top.
E para terminar, uma frase de Albert Einstein
Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.