O Kaio Serrate, do podcast LABFAZEDORES me convidou para um bate papo sobre carreira, mais especificamente, sobre transição de carreira. No final, o papo acabou sendo sobre liderança, inovação, novos projetos e um pouco sobre o Brasil. Vamos ver se você gosta.
Posso entrar?
Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.
Este programa chega até você com o apoio do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera que, como sempre, estão aí ó, a um clique de distância. facebook.com/itaucultural e facebook.com/auditorioibirapuera.
E quem vai levar o exemplar de meu livro Me engana que eu gosto é o Tarcisio.
“E aí, pessoal! Meu nome é Tarcísio, eu sou aqui de São Paulo, sou estudante de direito, a minha área é de formação em gestão… e eu estava assim… num dia… estava feliz, porque eu faço parte da Confraria Café Brasil, ganhei a oportunidade de participar do evento Positive-se, que vai acontecer amanhã aqui na Paulista, pô estava muito feliz tal, aí chegou uma bomba da empresa hoje,problema de empresa não bateu meta no ano passado e aí eles reuniram o pessoal e demitiram gente esta semana sabe… e começaram a atribuir o problema à crise.
E depois dessa reunião, que houve de todo esse bafafá, essa história toda, eu ouvi o podcast 495, Crise ou transformação e cara, foi revigorante assim. Eu comecei a me positivar desde cedo assim. Desde antes de ir pro evento que abre amanhã.
Cara! Você falou tudo, cara! É bem isso. O problema da rede Globo é exatamente a Netflix. Esse é o nome da crise da rede Globo. As pessoas não se reinventam. E eu acho que nem é essa a situação real do Brasil, porque eu acho que o problema do Brasil, que a gente gosta de personificar o mal. O mal é a Dilma, outra hora foi o Lula, depois o Fernando Henrique Cardoso e Collor e meu vizinho e meu chefe. O mal sempre está nos outros, nunca tá na gente. E é terrível isso, cara! Porque eu to tentando olhar pro meu próprio umbigo pra reconhecer aonde eu estou errando pra poder ser uma pessoa melhor e fazer as coisas do jeito certo.
E eu estou muito incomodado com essa reunião que eu tive, porque meu chefe falando e tal e querendo justificar os erros com crise, sabe. Cara! Foi erro estratégico. Foi erro de gestão. Foi escolha ruim. Eles não estão perdendo dinheiro, só estão ganhando menos, o que é ruim pra empresa claro, é uma empresa né. Só estão ganhando menos. E eles jogam a culpa em crise, sabe.
Eu penso assim, pelo menos eu penso assim: a gente tem que… tem um gestor, ele tem que saber olhar e não atribuir culpas. Mas, falar a verdade, chegar à verdade. E se a verdade for que a culpa está em você, o gestor, então assuma essa culpa. De cabeça erguida e bola pra frente. Porque se você for demitido por causa disso, foi porque você errou. E é uma escolha difícil, mais eu acho que esse é o certo.
Esse chefe meu tem um negócio de fazer analogia com… analogias com o BOPE de Tropa de elite. Aí a gente estava conversando e tal, e ele falou: eu sou o capitão de vocês. Aí eu tava bravo, eu falei: meu! Se eu tiver que perder o emprego eu vou perder, eu virei pra ele e falei: só que eu não quero um capitão. Eu quero um líder. Por que o capitão manda. Eu quero um cara que me guie. Um cara que me sirva de exemplo. É isso que eu preciso.
Meu nome é Tarcísio, como eu já disse, amanhã vou estar lá no evento, espero poder conhecer você, Luciano, espero que tenha mais pessoas lá da sua equipe e meu! Parabéns! É isso aí, cara!Vocês são demais, sabe? São demais e se eu puder… eu sou novo ainda, mas se eu puder chegar perto da sua idade assim, e ser como você é, cara, nossa vai ser muito pra mim, de verdade. Sou fã do Café Brasil e tudo que vocês representam. Beijão, abraço e tchau tchau.”
Muito bom Tarcisio… ó meu! Espero que você ainda esteja empregado viu… Olha, você acertou na mosca: a gente coloca a culpa em fatores externos, mas não se reinventa. Eu tenho visto isso ao longo de minha vida, pra falar a verdade, eu mesmo me pego agindo assim de vez em quando, e por isso escolhi, de alguma forma, provocar as pessoas para que se mexam! E parece que tá dando certo…
Muito bem. O Tarcisio receberá um KIT DKT, recheado de produtos PRUDENCE, como géis lubrificantes e preservativos masculino e feminino. PRUDENCE é a marca dos produtos que a DKT distribui como parte de sua missão para conter as doenças sexualmente transmissíveis e contribuir para o controle da natalidade. O que a DKT faz é marketing social e você contribui quando usa produtos Prudence. facebook.com/dktbrasil.
Vamos lá então! Hoje a Ciça está aqui, ó.
Na hora do amor, use…
Ciça – Pud….Prudê…
Luciano – Prudence, Ciça!
Ciça- Ah! A culpa é sua que me deixa nervosa, viu!
Vamos lá então? O Kaio Serrate trabalha com estratégia e marketing em um grande banco. É graduado em Administração, com especializações em Marketing e Estratégia/Inovação e atualmente encara um mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação.
Mas ele fez aquilo que nem todos fazem, resolveu ampliar o seu alcance, criando seu site, inventando moda e um podcast… o Labfazedores, (kaioserrate.com/category/podcast-labfazedores)onde fala das coisas que tem descoberto por aí. Aqui vai nosso papo.
(Como em todos os programas especiais não teremos a íntegra do texto).
[tec] a slow boat to china [/tec]
Muito bem, você ouviu eu e o Kaio Serrate no Podcast Labfazedores, que você encontra em kaioserrate.com. Tem coisas muito legais lá!
E é assim então, ao som de A SLOW BOAT TO CHINA, com João Donato e Paulo Moura, que este Café Brasil vai saindo de mansinho.
Com o atento Lalá Moreira na técnica, a profissional Ciça Camargo na produção e eu, que nunca sei se sou aluno ou professor, Luciano Pires, na direção e apresentação.
Estiveram conosco o ouvinte Tarcisio, o Kaio Serrate e Paulo Mora com João Donato.
O Café Brasil só chega até você porque a Nakata, também resolveu investir nele.
A Nakata, você sabe, é uma das mais importantes marcas de componentes de suspensão do Brasil, fabricando os tradicionais amortecedores HG. E tem um canal no Youtube que repleto de informações interessantes, até mesmo os videocasts que eu fiz pra eles. Dê uma olhada lá que vale a pena. youtube.com/componentesnakata.
Tudo azul? Tudo Nakata!
Este é o Café Brasil. Que chega a você graças ao apoio do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera. De onde veio este programa tem muito mais. Visite para ler artigos, para acessar o conteúdo deste podcast, para visitar nossa lojinha no … portalcafebrasil.com.br.
Mande um comentário de voz pelo WhatSapp no 11 96429 4746. E se você está fora do país: 55 11 96429 4746. E também estamos no Telegram, com o grupo Podcast Café Brasil.
Quero convidar você para o Encontro Nacional do Podcast que vai acontecer durante a ComicCom Experience 2016, entre 1 e 4 de dezembro em São Paulo. Será uma grande oportunidade para você conhecer ao vivo os donos das vozes que agitam a podosfera. Procure pela hashtag #EncontroPodcast para saber mais detalhes.
E se você acha que vale a pena ouvir o Café Brasil e quer contribuir… aliás: quer fazer parte de um grupo muito especial? Tem altas discussões rolando ali, no grupo Telegram da Confraria Café Brasil. Acesse o portalcafebrasil.com.br e clique no banner “cérebro tanquinho” e vem pra cá! Tua vida vai mudar, bicho!
E para terminar, o mestre Rubem Alves:
Na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer.
