Bom dia, boa tarde, boa noite! E aí, você às vezes se sente afogado com o tanto de coisa que tem pra fazer, sendo tudo importante, tudo urgente, tudo necessário? É tanta coisa pra fazer que você se perde, fazendo um pouquinho de cada coisa e sentindo que nada anda? Acho que você tem problemas de priorização. É este o assunto de hoje!
Pra começar uma frase de Stephen Covey:
Muitos de nós gastamos tempo demais no que é urgente e tempo de menos no que é importante.
O Café Brasil chega até você com o suporte do Itaú Cultural, que sabe muito bem que a cultura, em todas as suas expressões, é importante, urgente e imprescindível. Acesse o www.facebook.com/itaucultural, interaja com eles e conheça a variedade de projetos que estão lá à sua disposição. E de graça!
[dmSSlideDown]
E o exemplar de meu livro NÓIS…QUI INVERTEMO AS COISA, além do KIT DKT vai para…para… o Filipi Aprigliano, que comentou assim o programa QUASE:
Luciano, é sempre bom ouvir um programa como esse, para nos lembrar de como nossas vidas são frágeis e como precisamos apreciar a companhia das pessoas enquanto elas estão por perto.
Em 1994 quando eu era um adolescente, um grande amigo ficou doente, era como um irmão que eu não tive, e até mesmo pela idade nós brigávamos o tempo todo.
Quando ele se ausentou do colégio por alguns dias nem passava pela minha cabeça que fosse algo sério, na verdade ninguém considerava essa possibilidade.
Numa sexta-feira ele passou no colégio para pegar algumas coisas e estava muito abatido. Quando encontrei com ele percebi o quanto ele estava mal fiz algo que nunca tinha feito antes… Dei um abraço nele, um abraço de irmão, e desejei que melhorasse logo.
No dia seguinte ele entrou em coma e logo em seguida faleceu. Até hoje lembro dele com muita saudade, mas com a sensação de que pude me despedir adequadamente, de deixar claro o quanto ele era importante para mim.
Não foi um “quase”, e exatamente por isso fez a minha primeira experiência com a morte ser bem menos amarga.
Acho que não precisamos dizer o tempo todo o quanto gostamos das pessoas, mas precisamos evitar as palavras ásperas, porque essas podem ser sempre as últimas que dirigimos para alguém que amamos.
Amar como se não houvesse amanhã é um engano, para maioria de nós haverá um amanhã, mas quantos deles, hein? No final das contas, seremos sempre escravos do agora, é tudo que temos e precisamos valorizar.
Um abraço, Filipe.
Filipe, você foi muito feliz ao dizer que No final das contas, seremos sempre escravos do agora, é tudo que temos e precisamos valorizar. Vou agregar mais uma coisinha: é preciso saber o que valorizar no agora. Priorizar, não é? É disso que tratarei hoje.
O Filipe ganhou um livro e o Kit DKT, que você deve estar curioso para saber o que é que é, não é? A DKT distribui a mais completa linha de preservativos e géis lubrificantes do Brasil, com a marca PRUDENCE. E também mais um monte de produtos que servem pra gente apimentar aquela hora, sabe? Acesse o www.facebook.com/dktbrasil para conhecer mais sobre a empresa e, se responder à pergunta semanal, ainda vai concorrer a outro kit DKT.
Na hora do amor, aja com PRUDENCE.
E aí, você já visitou a página da Nakata no Facebook? Cara, aquilo tá uma festa. Dicas sobre segurança ao volante, curiosidades sobre o mundo automotivo e sempre uma promoção pra você. E sabe qual é o prêmio? Um iPad, meu! Tá esperando o que? Acesse o www.facebook.com/componentesnakata e dê uma olhadinha. Mas cuidado meu, aquilo vicia…
Arriscado é não usar Nakata. Arriscado é não usar Nakata. Exija a tecnologia original líder em componentes de suspensão.
Tudo azul. Tudo Nakata.
Você certamente já lidou com a velha questão da diferença entre o que é urgente e o que é importante, não é? Essa é a questão básica com a qual lidamos, especialmente quando entramos no mundo profissional.
Algumas pessoas definem liderança, administração e gerenciamento como a habilidade de distinguir entre o que é importante e o que é urgente. Muitas pessoas tendem a pensar que importante e urgente são sinônimos. Mas não são.
Coisas importantes são as que têm grande peso na nossa capacidade de atingir nossos objetivos. Coisas urgentes são as que necessitam de atenção imediata, pois provocam consequências imediatas.
Normalmente concentramos nossas energias e atenção nas coisas que julgamos urgentes…
O importante é o que interessa
Anelis Assumpção
Rodrigo Brandão
Sem pressão com pressa
Na pressão da massa
O trem passa depressa
E a vida passa tal qual fumaça
Ora clareia ora embaça
Com pressão sem pressa
Expressão sem farsa
O importante é o que interessa
O que é que te estressa
Um dia do cão o outro da caça
Nova estação deixa ao menos que te peça
Pra ser irmão daqueles que é bem comparsa
No terminal onde a rotina começa
O recomeço com sangue, suor e raça
Se não é possivel (hey) então não messa
Palavra gestos surgi meu nome na praça
O importante é o que interessa
E é só se desvencilhar sem desgraça
Essa mudança vem pra ser a abolição
Dom salvador do sagrado coração
Sou eu mesmo essa
Abaixo de cão acima da graça
Sem pressão com pressa
Na pressão da massa
O trem passa depressa
E a vida passa tal qual fumaça
Ora clareia ora embaça
Com pressão sem pressa
Expressão sem farsa
O importante é o que interessa
O que é que te estressa
Um dia do cão o outro da caça
E ai Anelis o que você me diz
Bem que se quis
My nigga, nigga please
Bem te canto um bis
Marquei o beleleu
Pombavam sobre o céu
Sobre o Sol, sobre véu.
Suave como o mel da manhosa noite preta
Mundo tá na treta, na mira da bereta
O bebe chora sem chupeta
Olha a mae, pede a teta
No império dos caretas
Sangue bom vai pra gaveta
Ou é largado ao leo,
Destratado ao reu
Tal do papel
Por loque de papai noel
O ACI do comunismo
Uma batalha de imbecis
Mas o fim vai ser feliz
Por isso eu peço bis
Você está ouvindo Anelis Assumpção e Lurdez da Luz com O IMPORTANTE E O QUE INTERESSA, de Anelis Assumpção, Lurdez da Luz e Rodrigo Brandão. Anelis tem um CD que é uma delicia, chamado SOU SUSPEITA, ESTOU SUJEITA, NÃO SOU SANTA. Ouça….
Quem já estudou administração do tempo sabe que existem vários métodos para separar o que é importante do que é urgente.
Existem coisas que são importantes e urgentes ao mesmo tempo coisas que são importantes, mas não são urgentes coisas que não são importantes, mas são urgentes e coisas que não são importantes nem urgentes.
As coisas que são importantes e urgentes são as que provocam crises. São as que têm que ser resolvidas imediatamente e o melhor seria que você nunca deixasse nada chegar nessa situação. Tente evitar ao máximo que as coisas se tornem importantes e urgentes ao mesmo tempo. Quando isso acontece meu, tem que chamar os bombeiros…
Quando nos deparamos com coisas importantes, mas que não são urgentes, devemos focar todas nossas energias. Se você deixar para trás coisas importantes que não são urgentes, elas vão se tornar urgentes a qualquer momento. E aí você cai na situação do importante que é urgente. Crise. E tem que chamar os bombeiros.
Quando lidamos com coisas urgentes, mas que não são importantes, estamos diante das armadilhas que consomem nosso tempo, recurso e energia e dão pouco ou nenhum retorno.
Urgente sem ser importante… Por exemplo, se você está trabalhando em algo que é urgente e importante, e é interrompido por um telefonema de um colega que quer que você o ajude a resolver algo que é importante e urgente para ele, mas não é para você, você cai numa armadilha. Lembre-se sempre que a falta de planejamento dos outros não deve criar uma emergência para você. Ou não deveria…
E as coisas que não são nem importantes nem urgentes? Bom, essas são as assassinas do tempo. E hoje em dia, estamos rodeados de sistemas que parece que foram desenhados para isso. Estamos rodeados de coisas legais de fazer, mas que apenas consomem nosso tempo. O Facebook por exemplo… Já reparou como ele come o seu tempo e dá pouquíssimos resultados?
O relógio
Roberto Cantoral
Altemar Dutra
Porque não paras relógio
Não me faças padecer
Ela irá para sempre
Breve o sol vai nascer
Não vê, só tenho esta noite
Para viver nosso amor
Teu balançar me recorda
Que sentirei tanta dor
Detém as horas relógio
Pois minha vida se apaga
Ela é a luz que ilumina meu ser
Eu sem seu amor não sou nada
Detém o tempo eu te peço
Faz esta noite perpétua
Prá que meu bem não se afaste de mim
Para que nunca amanheça
Rararara…que tal, hein? Você ouve o paraibano Valdemar Farias, que ficou famoso como Roberto Luna há mais ou menos 60 anos… Aqui ele interpreta O RELÓGIO, versão que Altemar Dutra fez para o clássico EL RELOJ do Mexicano Roberto Cantoral. Seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó um dia dançaram juntinhos essa música, sabia?
Muitas pessoas costumam planejar suas atividades, definindo, por exemplo, as cinco prioridades da semana. Alguns líderes fazem disso sua missão principal: manter a equipe focada num número definido de prioridades. Mas eu já encontrei gente que prefere eleger uma, e uma só, prioridade e dedicar a ela 100% da sua energia. Em vez de focar em cinco ou três coisas, focam em uma só. Eu já experimentei fazer isso e é fantástico, cara… mas exige uma disciplina quase impossível, pois manter o foco com dezenas de atividades acontecendo ao seu redor, interrupções e ladrões de tempo é coisa para super heróis.
Olha só… essa é a versão de EL RELOJ com a dupla de violão, os irmãos cearences Natalino e Antenor Lima, que ficaram famosos como ÍNDIOS TABAJARA. Eles tocavam vestidos com uma fantasia de índios e ficaram famosos em toda a América do Sul entre os anos 1950 a 1970.
Existem diversos métodos que ajudam a gente a definir o que deve ser prioridade e hoje vou buscar inspiração nos militares.
O exército dos Estados Unidos tem o que eles chamam de CARVER Matrix.
(Você não faz ideia do que é difícil para um bauruense falar uma coisa dessas. Eu quer falar caRRver).
Carver Matrix, é formado com as primeiras letras de Criticidade, Acessibilidade, Retorno, Vulnerabilidade, Efeito e Reconhecimento, que formam a palavra carver.
Eles analisam os alvos sob o ponto de vista de cada um dos fatores CARVER, dando a eles uma nota de 1 (mais baixa) a 5 (mais alta), dessa forma calculando uma matriz de prioridades.
Quanto mais alta for a pontuação CARVER do alvo, mais importante ele se torna.
Vamos ver como funciona, sempre considerando que o objetivo final é o bem estar da população:
Criticidade: quão crítico é o problema, o alvo em relação à capacidade de proporcionar o bem estar da população? Projetos que têm baixa criticidade, como plebiscitos, podem ser legais ou fáceis de fazer, mas no final representam muito pouco na capacidade de atingir o objetivo principal.
Acessibilidade: qual o grau de facilidade para atingir o alvo, hein? É um objetivo muito fácil de acessar ou vai precisar de recursos que não temos?
Retorno: qual o impacto na capacidade do inimigo de se recuperar após a destruição do alvo? Qual o retorno que teremos do investimento de recursos aplicado no ataque ao alvo? Se o inimigo se recupera rapidamente, talvez seja perda de tempo atacar.
Vulnerabilidade: qual a vulnerabilidade do alvo? Quanto recurso é necessário para atingi-lo? É caro ou barato demais destruir aquele alvo?
Efeito: qual a consequência da destruição do alvo? Se atingirmos nosso objetivo, qual a consequência em nossas vidas e na vida dos outros?
Reconhecimento: o alvo pode ser visto com facilidade ou está bem camuflado? É fácil reconhecer os passos necessários para atingi-lo? É algo familiar ou vamos ter que começar do zero?
Se você montar uma Matriz Carver, lançando nela alguns dos principais motes, por exemplo, das manifestações e calculando a pontuação, lembrando que as notas para cada atributo devem levar em consideração o bem estar da população, você concluirá quais são os alvos mais importantes e que deveriam ser atacados já.
Parece fácil, não é? E é. Mas o problema é que tem outros interesses em jogo…
É claro que os instrumentos que o governo utiliza para determinar as prioridades de investimentos e ações não são aqueles que tem em foco o bem estar da população. Especialmente o governo do PT que está há 10 anos no poder, já deixou claro que suas prioridades são determinadas pelo ministro do marketing, João Santana: as ações que dão mais visibilidade e, consequentemente mais votos, são as prioritárias. O resto fica para o discurso.
Mas como eu não sou governo, e acho que você também não é, vamos ao que nos interessa.
Você, como eu, tem objetivos que são importantes para você e também problemas diários que necessitam de soluções urgentes. Como ficar focado nos objetivos de longo prazo, sem ter a atenção desviada para as coisas urgentes, mas não importantes, hein? Quando deixamos que as coisas urgentes consumam nosso tempo, não conseguimos progredir naquilo que é importante. Vamos então a algumas considerações que podem ajudar a gente no processo de definir o que é importante e o que é urgente.
Primeiro: priorize e reconheça aquilo que não é importante. Quando você faz uma lista reunindo as quatro ou cinco coisas que considera as mais importantes, você também está definindo aquilo que não é importante. Se aparecer algo urgente que não faz parte de sua lista de prioridades, você deveria deixar para lá. É claro que nem sempre isso é possível, mas você ficará surpreso com a quantidade de energia é gasta com itens que estão fora de sua lista de prioridades.
Segundo: compartimentalize as providências urgentes assim que elas surgirem. Temos a tendência de mergulhar em conflitos e problemas, assim que eles surgem. Quando isso acontece, desviamos nosso foco da resolução das questões urgentes para podermos retornar logo aos assuntos importantes. Quando se deparar com o assunto urgente, resolva de uma vez.
Terceiro: não acumule as providências urgentes. Temos a tendência de pensar que coisas que são urgentes e fáceis de resolver, podemos fazer num instante. Sempre que possível, tente delegar as providências urgentes para outras pessoas.
Quarto: aproveite os momentos de menos agitação. Alguns horários, como tarde da noite ou logo pela manhã são ideais para progredir nas ações importantes. Nesses horários é menos provável que surjam assuntos urgentes para desviar sua atenção.
Relógio
Daniel Galli
Quando a hora toca
E o dia vem chamar
A gente se toca
Já tá na hora
A gente se enrola
Tentando desenrolar
A gente namora
E se demora
E a gente perde tempo
Pra ganhar mais um momento
A gente esquece o mundo
Pra viver só um segundo
E a hora toca…
Você ouve RELÓGIO, de Daniel Galli com a voz inconfundível da Rhaissa Bittar.
Existem centenas de métodos e dicas para você aprender a priorizar melhor suas atividade. Entre no Google e digite administração de tempo ou coisa parecida. Você vai se divertir.
Eu tento há anos botar ordem no galinheiro, já usei várias técnicas e hoje funciono assim:
Costumo escrever as atividades que tenho que realizar numa agenda. Sem ordem de importância, apenas relacionando o que preciso fazer. E no final do dia dou uma olhada na lista, riscando fora o que eu consegui fazer e incluindo o que aparecer de novo. Na manhã seguinte, passo a lista a limpo, à mão mesmo, num processo que me proporciona revisar as necessidades e fazer uma priorização. Batendo o olho na lista já sei o que é importante e parto pra briga. Não é um método científico, mas me ajuda um monte. E eu já percebi que aos poucos vou deixando de lado as coisas importantes que são chatas de fazer, até o dia em que elas se aproximam perigosamente do status de urgentes. Aí tenho que tapar o nariz e mergulhar no problema. Não é o melhor método, mas é o que mais me ajudou até hoje. Me sinto bem com ele. Como é o seu, hein?
E o Café Brasil chega até você com o apoio sempre importante e urgente da Pellegrino, que distribui no Brasil algumas das mais importantes marcas de auto e motopeças. A Pellegrino montou uma página no Facebook onde está dando dicas sobre negócios, comportamento e mais uma porção de coisas úteis para você. Dê uma olhada lá e, se possível, deixe um comentário para eles sobre nosso Café Brasil. www.facebook.com/pellegrinodistribuidora. Pellegrino sempre com dois eles.
Pellegrino Distribuidora. Conte com a nossa gente.
Muito bem. Defina o que é importante e o que é urgente e mergulhe fundo. Crie seu método para fazer isso. O importante é que você não fique ao sabor do vento e, principalmente, lembre-se de uma frase que Steve Jobs dizia: – Seu tempo é limitado, portanto não gaste-o vivendo a vida de outra pessoa.
Rock do relógio
Zé Rodrix
Noutra volta do relógio
Quando já tiver passado bastante tempo
Nós vamos nos encontrar
E vamos nos divertir à bessa
Rindo de tudo isso
Que a gente vive agora
O relógio nunca para
E por certo vai por rugas na nossa cara
Como pôs na dos nossos pais
E nós vamos nos divertir à bessa
Rindo de tudo isso
Conversando na sala escura
Vendo os filhos sair pra rua
Pra fazer se tirar nem por
Tudo o que nós todos fazemos agora
E nós vamos ficar sorrindo
Recordando o nosso passado
E dizendo de vez em quando
No nosso tempo é que era bom
O relógio na parede
Vai marcando sem parar
Todo o nosso tempo
E o tempo dos nossos filhos
E nós vamos nos divertir à bessa
Rindo de tudo isso
É assim então,ao som de ROCK DO RELÓGIO, de Zé Rodrix, com ninguém menos que o Joelho de Porco que este Café Brasil urgente e importante vai saindo de mansinho.
Com o sempre importante Lalá Moreira na técnica, a urgentíssima Ciça Camargo na produção e eu, este procrastinador de marca maior Luciano Pires na direção e apresentação.
Estiveram conosco o ouvinte Filipi Aprigliano, Anelis Assumpção com Lurdez da Luz, Roberto Luna, Índios Tabajara, Rhaissa Bittar e o Joelho de Porco. Quer mais?
O Café Brasil chega até você com o apoio de ninguém menos que o Auditório Ibirapuera. Meu, é importante que você vá até lá. É para o seu bem. Um lugar delicioso, onde você assistirá shows, ouvirá músicas, deixará seus sentidos à flor da pele dentro de uma casa arquitetada por Orcar Niemeyer. É imperdível. É importante. É urgente. Visite o www.facebook.com/auditorioibirapuera.com e dê uma olhada nas coisas legais que rolam por lá.
Este é o Café Brasil. Você tem ideias? Conte pra gente no www.portalcafebrasil.com.br .
Pra terminar, uma frase do palestrante norte americano Michael Altshuler:
A má notícia é que o tempo voa. A boa é que você é o piloto.
[/dmSSlideDown]